Biden dá ‘luz verde’ para europeus treinarem pilotos ucranianos em caças F-16

77

Os EUA permitirão que os países europeus treinem ucranianos em caças F-16, confirmou um alto funcionário do governo Biden no domingo, uma vantagem potencial para os esforços da Ucrânia para combater a superioridade aérea da Rússia .

“O presidente deu sinal verde e vamos permitir, apoiar, facilitar e de fato fornecer as ferramentas necessárias para que os ucranianos comecem a ser treinados nos F-16, assim que os europeus estiverem preparados”, disse o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan. disse a Jake Tapper da CNN em “State of the Union”.

A decisão cimenta uma grande reviravolta para o presidente Joe Biden, que disse no início deste ano que não acreditava que a Ucrânia precisasse dos F-16. Um dos principais problemas que as forças terrestres de Kiev enfrentaram no início de sua contra-ofensiva é o poder aéreo russo retendo-as. A Rússia ainda mantém a superioridade aérea, o que dificulta o avanço das forças terrestres.

Em maio, Biden informou aos líderes do G7 que os EUA apoiariam um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves de quarta geração, incluindo F-16, embora não estivesse claro na época quando esse treinamento começaria.

O jato fabricado nos EUA tem capacidade de reabastecimento ar-ar e é compatível com a maioria das armas da OTAN já fornecidas à Ucrânia. Apesar de ter entrado em produção pela primeira vez na década de 1980, ele passou por várias atualizações, tornando-o mais avançado e versátil do que qualquer jato da Ucrânia atualmente em sua frota, e um rival feroz para a maioria das aeronaves russas, com exceção dos modelos mais novos que Moscou hesitou. para implantar na Ucrânia.

Sullivan observou no domingo que os aliados europeus disseram que precisam de várias semanas para preparar as habilidades de treinamento e que os EUA cumprirão qualquer cronograma estabelecido.

“Os Estados Unidos não serão o obstáculo para garantir que esse treinamento do F-16 possa começar”, disse ele.

FONTE: CNN

wpDiscuz