Livros sobre a história do Tucano, Super Tucano e AMX
Aficionados pela aviação militar encontram com facilidade livros e materiais diversos sobre aeronaves projetadas e construídas nos Estados Unidos e na Europa. Raras são as publicações dedicadas a projetos aeronáuticos que não foram desenvolvidos nestes locais. Quando se trata de projetos desenvolvidos ou com a participação de países do Hemisfério Sul então a escassez é maior ainda.
Para tapar essa lacuna o nosso amigo João Paulo Moralez, jornalista especializado em aviação de combate, escreveu três livros sobre projetos de aeronaves militares brasileiras (ou com participação brasileira). Profundo conhecedor do tema, João Paulo Moralez promoveu uma intensa pesquisa para reunir a maior quantidade de informações sobre a história e a vida operacional dos aviões Tucano, Super Tucano e AMX.
Os três livros podem ser adquiridos diretamente no site “Esquadrões de Combate”, cujo link está aqui. Abaixo estão os resumos de cada uma das obras, bem como a reprodução da capa delas. Não perca essa oportunidade!
Tendo os seus estudos iniciados a partir de meados da década de 1970, o AMX surgiu na Itália como uma necessidade para substituir os antigos FIAT G-91 e complementar a operação do Lockheed F-104S, RF-104G e do PANAVIA Tornado.
Seu conceito incluía grande capacidade de sobrevivência em ambiente hostil fortemente protegido pela defesa antiaérea, permeado por sistemas de guerra eletrônica e com alta capacidade de armamentos convencionais, mas com elevada precisão de ataque.
O Brasil, na mesma época, buscava uma solução para recuperar a capacidade perdida com a aposentadoria dos Douglas B-26 Invader e integrou o programa do AMX junto com a Itália fazendo o seu desenvolvimento e produção.
O AMX se transformou em um programa binacional. O seu desenvolvimento impactou a indústria de defesa brasileira com uma série de capacitações e trouxe muitos benefícios operacionais para a FAB. A sua história é revelada com detalhes inéditos.
Escrita pelo jornalista especializado em Defesa e Aviação, João Paulo Moralez, a obra contou com mais de quatro anos de pesquisas e dezenas de entrevistas.
O livro contém 144 páginas impressas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, cinco fotos em preto e branco, 59 fotos coloridas, 39 perfis coloridos, quatro tabelas e dois mapas. Texto em inglês.
O Super Tucano é a mais consagrada plataforma de policiamento do espaço aéreo, ataque e apoio aéreo aproximado da sua categoria na atualidade. Quase 300 exemplares foram vendidos e exportados para 15 clientes em todo o mundo.
Sendo uma evolução do EMB-312, o Super Tucano conta com aviônicos de aviões supersônicos de 4ª geração e pode empregar uma vasta gama de armamentos convencionais e de precisão. Seu uso em combate inclui centenas de missões no Afeganistão, na Colômbia, Mauritânia e Burkina Faso, tendo sido decisivo em todas as batalhas das quais participou.
No Brasil, é diuturnamente usado para missões de caça, policiamento do espaço aéreo contra tráfegos ilícitos e também pela Esquadrilha da Fumaça.
Toda essa história é contada pelo jornalista especializado em Defesa e Aviação, João Paulo Moralez, que dedicou mais de três anos de pesquisas e dezenas de entrevistas.
O livro contém 96 páginas impressas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, 54 fotos coloridas e 28 perfis coloridos além de diversas tabelas. Texto em inglês.
EMB-312 Tucano, Brazil’s turboprop success story é a mais completa obra sobre o treinador avançado de sucesso da Embraer. O Tucano, como é mundialmente conhecido, foi um divisor de águas e mudou a formação dos pilotos militares graças a uma série de soluções que aproximavam a característica do seu voo a de uma aeronave subsônica a jato.
Robusto, manobrável e ágil, teve mais de 660 exemplares produzidos e equipou forças aéreas de 16 países, sete das quais entrou em combate cumprindo missões de ataque, apoio aéreo aproximado e interceptação com mais de 40 aeronaves derrubadas em Honduras e no Peru.
No Brasil, consagrou-se na Esquadrilha da Fumaça e em diversos esquadrões operacionais e de caça.
Toda essa história é contada pelo jornalista especializado em Defesa e Aviação, João Paulo Moralez, que dedicou mais de quatro anos de pesquisas e dezenas de entrevistas.
São 256 páginas em papel couchê 250g, capa semirrígida, formato de 21x28cm, quatro fotos em preto e branco, 132 coloridas, 17 tabelas e 84 perfis coloridos. Texto em inglês.