A Turquia há muito busca a compra de 40 caças F-16 dos EUA, e novas negociações com Washington ocorrem depois que Ancara encerrou sua oposição à adesão da Suécia à OTAN

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, discutiu o apoio à modernização militar da Turquia em um telefonema com o ministro da Defesa turco, Yasar Guler, informou o Pentágono na segunda-feira.

Isso ocorre depois que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan concordou em enviar o protocolo de adesão da Suécia para ingressar na OTAN ao parlamento para aprovação.

A posição dos EUA sobre a modernização militar da Turquia

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, apoiou o desejo da Turquia de comprar 40 novos caças Lockheed Martin F-16, juntamente com kits de modernização para seus aviões de combate existentes dos EUA.

“Estou pronto para trabalhar com o presidente Erdogan e a Turquia para melhorar a defesa e a dissuasão na área euro-atlântica”, disse Biden na segunda-feira.

No entanto, alguns no Congresso, principalmente o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, se opuseram ao movimento sobre a Turquia bloqueando a adesão à OTAN para a Suécia, seu histórico de direitos humanos e suas relações com a Grécia, entre outras preocupações.

Mendez, um democrata, disse que “continuava a ter reservas” em fornecer o caça à Turquia.

“Se eles (o governo Biden) puderem encontrar uma maneira de garantir que a agressão da Turquia contra seus vizinhos cesse, que tem havido uma pausa nos últimos meses, isso é ótimo, mas deve haver uma realidade permanente.”

Menendez acrescentou que é preciso haver uma maneira de “reforçar a segurança da Grécia” e obter “garantias sobre ações futuras”.

O que a Turquia disse sobre os jatos F-16 dos EUA

Enquanto isso, o presidente turco Erdogan disse na segunda-feira que a ratificação de seu país da proposta de adesão da Suécia à OTAN e a venda de jatos F-16 não devem estar ligadas entre si.

Ele fez os comentários antes de partir para a cúpula da OTAN em Vilnius.

Espera-se que Erdogan mantenha novas conversas com Biden na reunião sobre a compra de caças F-16.

FONTE: Deutsche Welle

wpDiscuz