Contrato multimilionário para equipar os Typhoons da Royal Air Force com o radar ECRS Mk2
O Ministério da Defesa (MOD) concedeu à BAE Systems um contrato de £ 870 milhões para fornecer um novo radar para aprimorar a frota de caças Typhoon da Royal Air Force (RAF) e fortalecer o controle da aeronave sobre o espaço aéreo, ao mesmo tempo em que fornece recursos de guerra eletrônica de ponta
O contrato, concedido pelo Ministério da Defesa à BAE Systems, verá um maior desenvolvimento da tecnologia e do trabalho de integração no radar Mk2 do European Common Radar System (ECRS) da BAE Systems e da Leonardo UK. Espera-se que o trabalho leve ao teste de voo inicial em 2024.
A BAE Systems lidera o projeto geral, desenvolvimento, fabricação e atualização da aeronave Typhoon para o Reino Unido e Leonardo é o líder dos principais sistemas de detecção e capacidade de sobrevivência da aeronave, incluindo seu subsistema de radar e auxílios defensivos.
O contrato faz parte do anúncio do governo do Reino Unido feito em julho de 2022, para investir £ 2,35 bilhões nos avanços tecnológicos contínuos nas capacidades do Typhoon, como reconhecimento de seu papel de longo prazo no apoio às prioridades de segurança e defesa nacional.
O Typhoon é uma aeronave fantástica que continua a fornecer suporte crucial para operações de defesa e segurança em todo o mundo, incluindo o policiamento aéreo da OTAN na Europa Oriental. A evolução contínua do Typhoon como uma plataforma aérea de combate de classe mundial garante que a RAF mantenha sua vantagem e proteja o ecossistema vibrante que suporta nossa capacidade aérea de combate soberana no Reino Unido, por meio da sustentação e evolução das habilidades técnicas centrais para a estratégia aérea de combate futuro do Reino Unido – Andrea Thompson, diretor administrativo – Europa e Internacional no setor aéreo da BAE Systems.
O programa ECRS Mk2 Radar fornecerá recursos líderes mundiais desenvolvidos por nossos engenheiros qualificados em Edimburgo e Luton. Estamos extremamente orgulhosos de contribuir dessa forma para a segurança e proteção do Reino Unido, bem como garantir que o Reino Unido esteja equipado para desempenhar um papel central nos programas aéreos de combate da próxima geração. O ECRS Mk2 não apenas fornecerá capacidade crítica para o Typhoon, mas também desenvolverá e sustentará habilidades críticas relevantes para o Programa Global de Combate Aéreo – Mark Hamilton, Diretor Executivo de Eletrônica do Reino Unido, Leonardo.
O Typhoon é uma aeronave de combate multifuncional altamente capaz e extremamente ágil. É capaz de ser desdobrado para todo o espectro de operações aéreas, incluindo policiamento aéreo, apoio à paz e conflitos de alta intensidade. Os Typhoons da RAF são desdobrados ao lado do F-35B Lightning II para fornecer capacidade de linha de frente para o Reino Unido.
O programa Typhoon suporta mais de 20.000 empregos em todas as regiões do Reino Unido todos os anos, contribuindo com £ 1,4 bilhão para a economia anualmente. O programa de radar ECRS Mk2 sustenta mais de 600 empregos altamente qualificados em todo o país, incluindo mais de 300 no local de Leonardo em Edimburgo, mais de 100 especialistas em guerra eletrônica no local da empresa em Luton e 120 engenheiros avançados no local da BAE Systems em Lancashire.
DIVULGAÇÃO: BAE Systems