Ben Wallace: Storm Shadow remoldou o campo de batalha na Ucrânia
De acordo com Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido, a implantação de mísseis Storm Shadow na Ucrânia teve um impacto significativo nas operações militares em andamento. Wallace expressou esse ponto de vista durante uma audiência na Câmara dos Comuns.
O Secretário de Defesa elogiou a notável precisão e exatidão dos mísseis de cruzeiro Storm Shadow, destacando seu desempenho excepcional.
“Meu entendimento é que o míssil Storm Shadow teve um impacto significativo no campo de batalha. Sua precisão e capacidade de entregar com sucesso a carga útil, conforme enviada e projetada pelos ucranianos, foi quase sem falhas. Essa é uma conquista extraordinária tanto em termos de engenharia, com a integração que os ucranianos fizeram, bem como a forma como eles estão empregando o míssil”, afirmou ele durante seu discurso na Câmara dos Comuns.
Além disso, o Secretário de Defesa observou que os principais alvos atingidos pelo Storm Shadow foram os centros de logística e comando e controle do exército russo. Ele incentivou os parceiros internacionais a fornecer apoio adicional de armamento de longo alcance à Ucrânia.
“Quando o HIMARS, que têm um alcance de 80 km, foram inicialmente empregados eles tiveram um efeito semelhante e os russos moveram muitos de seus centros de C2 para fora do alcance, e é por isso que ataques profundos se tornaram tão importantes. A chave é reconhecer que, se os russos saírem do alcance, devemos trabalhar juntos internacionalmente para fornecer o equipamento para garantir que eles voltem ao alcance”, explicou o secretário de Defesa.
Wallace enfatizou a importância da cooperação internacional para garantir que o equipamento apropriado seja fornecido para combater as forças russas se elas tentarem se mover além do alcance das armas de longo alcance.
A MBDA, fabricante do míssil lançado do ar, afirma que o Storm Shadow possui um alcance superior a 155 milhas (250 km) e é projetado especificamente para voar em baixas altitudes após ser lançado para evitar a detecção.
Segundo a MBDA, o míssil incorpora um avançado sistema infravermelho de busca de alvos que permite identificar alvos pré-determinados com precisão, facilitando ataques precisos.
O extenso alcance deste míssil permite atingir áreas muito além das capacidades dos aclamados lançadores HIMARS, que foram implantados pelos Estados Unidos na Ucrânia com modificações que limitam seu alcance a aproximadamente 50 milhas (80 km).
FONTE: Technology.org