Último dos protótipos do caça KF-21 realiza voo de teste inaugural
SEUL, 28 de junho (Yonhap) — O sexto e último protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae realizou com sucesso seu primeiro voo nesta quarta-feira, informou a agência de compras de armas, marcando o mais recente progresso na busca da Coreia do Sul para desenvolver um avião de combate avançado.
O protótipo de dois lugares decolou da 3ª Ala de Treinamento de Voo da Força Aérea em Sacheon, cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, às 15h49 e completou um voo de 33 minutos, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).
O primeiro e o segundo protótipos fizeram seus primeiros voos em julho e novembro do ano passado, respectivamente, enquanto o terceiro, quarto e quinto realizaram seus voos inaugurais em janeiro, fevereiro e maio deste ano.
A Coreia do Sul lançou o projeto de 8,8 trilhões de wons (US$ 6,74 bilhões) em 2015 para desenvolver um caça supersônico avançado destinado a substituir a envelhecida frota de jatos F-4 e F-5 do país.
O protótipo final passará por testes de voo adicionais, como os de desempenho de aviônicos e armamentos, e comparação de operação de voo com outros protótipos de assento único, de acordo com a DAPA.
Dos protótipos, apenas o quarto e o sexto têm cockpit de dois lugares. A variante biplace do KF-21 está planejada para ser usada em missões de formação e treinamento de pilotos.
Os seis protótipos devem passar por um total combinado de mais de 2.200 testes de voo até o primeiro semestre de 2026, antes da entrega planejada do primeiro modelo de produção à Força Aérea no final daquele ano.
No mês passado, o caça passou por uma avaliação provisória de adequação ao combate com base nos resultados de centenas de testes de voo e solo que ocorreram ao longo de dois anos. A fase inicial de produção do KF-21 está marcada para começar no próximo ano.
O avião de combate foi projetado para voar a uma velocidade máxima de Mach 1,81, com um alcance de voo de 2.900 quilômetros. Ele será equipado com tecnologias avançadas, como um radar AESA, ou matriz de varredura eletrônica ativa.