Motor F414 para o Tejas Mk2: GE americana e HAL indiana assinam memorando de entendimento
Na última quinta-feira, 22 de junho, a GE Aerospace anunciou a assinatura de memorando de entendimento com a empresa aeronáutica indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited) para a co-produção na Índia de motores F414. Os propulsores vão equipar os caças leves Tejas Mk2
Segundo a nota da GE, trata-se de um grande marco, em meio à visita oficial do primeiro ministro indiano Narendra Modi aos Estados Unidos, e um elemento-chave para reforçar a cooperação de defesa entre os países.
O acordo inclui a potencial produção conjunta dos motores GE F414 na Índia, sendo que a empresa americana continua a trabalhar com o governo dos EUA para receber a necessária autorização de exportação para esse fim.
Além do potencial trabalho adicional na Índia, a empresa afirma que diversas instalações industriais nos EUA ligadas à produção do motor F414 terão mais volume de trabalho como resultado do anúncio de quinta-feira.
Desde 1986 a GE começou a trabalhar junto à HAL e à agência indiana de desenvolvimento aeronáutico para a primeira versão do Tejas, equipada com o motor F404. No total, 75 motores F404 foram entregues e 99 estão encomendados para o Tejas Mk1A. Oito motores F414 engines já foram entregues como parte do programa de desenvolvimento do Tejas Mk2, segundo a nota da GE.
O memorando assinado na quinta-feira é, segundo a empresa, um avanço no compromisso já feito pela GE para produzir 99 motores para o programa Tejas Mk2. A companhia também se considera, com o acordo, numa posição forte para criar uma família de produtos na Índia, incluindo o atual motor F404 dos caças Tejas Mk1 e Mk1A, além da seleção da GE Aerospace para desenvolver, testar e certificar o motor F414-INS6, sendo que a GE continuará colaborando para o programa da motorização do AMCA Mk2.
Por fim, a GE informou que mais de 1.600 motores F414 já foram entregues globalmente, equipando aeronaves de oito nações e acumulando mais de 5 milhões de horas de voo.