• Previsão de 11.000 novos jatos e turboélices avaliados em US$ 650 bilhões
  • Volume global de passageiros crescerá 3,2% ao ano
  • A necessidade de flexibilidade, complementando as aeronaves narrowbody, está aumentando a demanda no segmento de até 150 assentos

Le Bourget, França, 20 de junho de 2023 – A Embraer divulgou hoje, durante coletiva de imprensa no Paris Air Show, suas perspectivas de mercados (Market Outlook) dos próximos 20 anos para entregas de aeronaves comerciais até 2042. O Market Outlook identifica a demanda por novas aeronaves a jato e turboélice com até 150 assentos nas próximas duas décadas. Também apresenta análises das influências e tendências globais em seis regiões do mundo.

Espera-se que o tráfego mundial de passageiros, medido em receita de passageiro/quilômetro (RPK, na sigla em inglês), retorne aos níveis de 2019 até 2024, como resultado de uma recuperação prolongada da pandemia, da geopolítica e de mudanças na dinâmica do setor. Os RPKs globais crescerão 3,2% ao ano até 2042.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, destaca a importância das aeronaves na categoria de até 150 assentos para manter a conectividade da malha aérea, em sua introdução ao Market Outlook. Ele também observa como o trabalho remoto e uma indústria mais sustentável afetarão a maneira como viajaremos e a demanda por novas aeronaves.

O relatório elenca as principais tendências que estão moldando a demanda futura por viagens e aeronaves:

  1. (i) Fragmentação da economia global – a regionalização das empresas e das cadeias de suprimento alterarão a forma como os bens e as pessoas circulam;
  2. (ii) Revolução social – uma força de trabalho remota impulsionará o serviço aéreo em novas comunidades;
  3. (iii) Os impactos da sustentabilidade no mercado – a busca pela sustentabilidade afetará a demanda, assim como o custo de novos combustíveis e novas tecnologias. E isso provavelmente aumentará o custo de voar ao longo do tempo.

Outras tendências incluem a necessidade de flexibilidade da frota para lidar com uma demanda incerta e em transformação, principalmente por meio da complementação de aeronave narrowbody, e a crescente popularidade dos jatos de carga crossover narrowbody.

Destaques em números das perspectivas de 20 anos para o mercado comercial

Demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos

  • 11.000 unidades
  • 8.790 jatos
  • 2.210 turboélices
  • Valor de mercado de todas as novas aeronaves: US$ 650 bilhões

Taxa de crescimento regional anual da RPK – classificada em

  • 4,4% Ásia-Pacífico (inclui China)
  • 4,1% América Latina
  • 3,7% África
  • 3,2% Oriente Médio
  • 2,2% América do Norte
  • 2% Europa/CIS

Participação da RPK até o final de 2042

  • 42% Ásia-Pacífico
  • 38% Europa + América do Norte

Entregas de jatos – 8.790 (% de participação) – por região

  • 2.690 América do Norte (30,6%)
  • 2.270 Ásia-Pacífico (25,8%)
  • 2.390 Europa/CIS (27,2%)
  • 780 América Latina (8,9%)
  • 340 Oriente Médio (3,9%)
  • 320 África (3,6%)

Entregas de turboélices – 2.210 (% de participação) – por região

  • 910 – Ásia-Pacífico (41,0%)
  • 450 – Europa/CIS (20,2%)
  • 410 -América do Norte (18,5%)
  • 210 – África (9,5%)
  • 180 – América Latina (8,1%)
  • 50 – Oriente Médio (2,7%)

Para obter a versão completa do Market Outlook 2023, incluindo análises e sinopses regionais para cada uma das seis regiões do mundo, clique aqui.

Siga Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais,

escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da APAC da Embraer está localizada em Singapura e a sede na China está em Pequim.

DIVULGAÇÃO: Embraer

wpDiscuz