Indonésia compra Mirage 2000 usado para substituir seus F-5
A Indonésia confirmou que assinou um contrato este ano para comprar a frota de caças franceses do Catar em um esforço para preencher uma lacuna de defesa aérea de longa data.
A Força Aérea da Indonésia disse em um comunicado à imprensa que assinou um contrato de US$ 795,14 milhões em janeiro para comprar a frota de 12 caças Dassault Mirage 2000 da Força Aérea do Qatar. A nação do Oriente Médio opera uma frota de nove aeronaves Mirage 2000-5EDA monoplace e três aeronaves Mirage 2000-5DDA biplace.
O contrato foi assinado com a empresa tcheca Excalibur International, que atuará como intermediária. A Indonésia usará empréstimos estrangeiros para financiar o negócio.
De acordo com a Força Aérea da Indonésia, o contrato inclui 14 motores, três anos de serviços de apoio, equipamentos de apoio terrestre, treinamento de tripulação e outros apoios. Pelo acordo, as aeronaves serão entregues em até dois anos a partir da data do contrato.
A Indonésia planeja operar o Mirage 2000 a partir da base aérea de Supadio em Pontianak, na costa oeste da ilha de Kalimantan. A base, perto do Mar da China Meridional, abriga o 1º Esquadrão da Força Aérea, que opera o avião de treinamento BAE Hawk 109 e o avião de combate leve Hawk 209.
A declaração observou que a decisão foi tomada para adquirir os jatos Qatari como uma medida paliativa após a aposentadoria dos interceptadores Northrop F-5E/F Tiger II e a obsolescência dos Hawks.
“Considera-se que a compra da aeronave Mirage 2000-5 da ex-Força Aérea do Qatar é o passo certo para atender aos requisitos de prontidão da Força Aérea da Indonésia”, diz o comunicado.
A Indonésia também planejava comprar caças Sukhoi Su-35 Flanker de fabricação russa, mas teve que cancelar esse esforço devido a sanções impostas à Rússia. Em vez disso , voltou-se para a França , tendo assinado um contrato no início de 2022 para adquirir seis do que se espera sejam 42 caças Dassault Rafale omnirole. Os três primeiros Rafales serão entregues em 2026.
A Indonésia também está negociando a compra de caças Boeing F-15EX Eagle, revelando que está discutindo a carta de oferta e aceitação com o governo dos EUA.
Além de dois esquadrões de Hawks, a Força Aéread da Indonésia voa com dois esquadrões de Lockheed Martin F-16 Fighting Falcons e um esquadrão de caças russos Sukhoi Su-27/30 Flanker.
De acordo com seus requisitos mínimos de força, a nação arquipélago de mais de 17.000 ilhas pretende ter 10 esquadrões de caça até 2024, um prazo que provavelmente perderá.
FONTE: DefenseNews
NOTA DO EDITOR: na “conta de padaria” cada Mirage 2000 está saindo por mais de 66 milhões de dólares, um preço salgado para caças com mais de vinte anos.