Taiyuan, 15 jun (Xinhua) — A China lançou um foguete Longa Marcha 2D para colocar 41 satélites em órbita na quinta-feira (15/6), estabelecendo um recorde doméstico para o maior número de satélites levantados de uma só vez.

O foguete decolou às 13h30 (horário de Pequim) no Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, no norte da China, e logo colocou os satélites, incluindo o Jilin-1 Gaofen 06A, em órbita predefinida.

Esta foi a 476ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha.

Os satélites a bordo incluíam 36 da família Jilin-1, desenvolvidos pela Chang Guang Satellite Technology Co., Ltd., uma fabricante de satélites comerciais na província de Jilin, no nordeste da China. Eles aumentarão o número de satélites Jilin-1 em órbita para 108, montando a primeira constelação comercial da China de mais de 100 satélites de sensoriamento remoto.

O primeiro grupo Jilin-1 foi lançado em outubro de 2015. Nos últimos oito anos, o peso de cada satélite com a mesma função foi bastante reduzido de 420 quilos para 22 quilos.

He Xiaojun, designer-chefe do Jilin-1 Gaofen 06A, disse que a redução de peso se beneficiou do uso de sensores de imagem atualizados, técnicas de design aprimoradas e chips integrados avançados.

As mudanças não afetam a resolução das imagens de satélite, mas expandem seu alcance visível em 50%. Eles também reduzem o custo para um vigésimo dos satélites anteriores, disse ele.

“Assim como a evolução dos computadores”, explicou o cientista, “de desktops volumosos aos laptops e smartphones de hoje, os dispositivos foram reduzidos em tamanho devido a atualizações de tecnologia, mas o desempenho da computação está melhorando”.

De acordo com a empresa, os satélites recém-lançados serão usados para fornecer serviços comerciais de dados de sensoriamento remoto para setores como recursos terrestres, exploração mineral e construção de cidades inteligentes.

VÍDEO: Lançamento do Longa Marcha 2D

FONTE: Xinhua

NOTA DA REDAÇÃO — Abaixo, exemplos de imagens feitas pelos satélites Jilin-1:

wpDiscuz