Honda Aircraft Company anuncia plano para comercializar novo jato leve
GREENSBORO, N.C., – A Honda Aircraft Company anunciou hoje que irá comercializar o HondaJet 2600 Concept, um jato leve totalmente novo que foi apresentado pela primeira vez na NBAA Business Aviation Convention & Exhibition (NBAA-BACE, Convenção e Exposição de Aviação Executiva da Associação Nacional de Aviação Executiva, na tradução para português).
A empresa também disse que terá como meta a certificação de tipo em 2028 para o novo jato, o que representará uma nova linha de produtos para a Honda Aircraft Company e será oferecido junto com seu modelo existente, o HondaJet Elite II.
Além disso, com base no compromisso da Honda Aircraft Company em reduzir as emissões de carbono, o novo jato leve oferecerá eficiência de combustível inigualável, com até 20% a mais de eficiência em comparação com outros jatos leves e mais de 40% de eficiência, se comparado aos jatos de tamanho médio, durante um voo típico.
“A comercialização do nosso novo jato leve representa o próximo capítulo da Honda de mobilidade aérea, o que expande ainda mais o potencial da vida das pessoas”, disse Hideto Yamasaki, presidente e CEO da Honda Aircraft Company. “Ao aproveitar a experiência por trás de nossas inovações tecnológicas, vamos acelerar o desenvolvimento do programa com a sustentabilidade como elemento-chave em todo o processo.”
A Honda Aircraft Company identificou fornecedores específicos para o novo jato leve e firmou acordos de fornecimento estratégico com a Aernnova para aero estruturas e componentes, a Garmin para aviônicos, a Spirit AeroSystems para a fuselagem e Williams International para os motores. A Honda Aircraft Company está finalizando os projetos de engenharia para o novo jato leve, com atividades de fabricação em andamento.
Especificações
|
*Meta de desempenho
Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 27 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
DIVULGAÇÃO: Honda Brasil