F-35 atualizados não serão aceitos pelo Pentágono a partir de julho, até que testes do sistema TR-3 sejam concluídos
Um número desconhecido de novos F-35 será retido como resultado dos testes em andamento para o sistema TR-3, com entregas previstas para começar entre dezembro de 2023 e abril de 2024
WASHINGTON – A partir de julho, os recém-construídos F-35 Joint Strike Fighters equipados com hardware Tech Refresh 3 (TR-3) não serão aceitos pelo governo até que os testes em andamento para o sistema sejam concluídos, o F-35 Joint Program Office (JPO ) diz ao Breaking Defense.
“Como informamos ao Congresso em março, ainda vemos o risco de entrega do TR-3 cair até o período de dezembro de 2023 a abril de 2024. Entregar aeronaves com capacidade de combate para nossos combatentes é nossa prioridade número 1 e o TR-3 fornece a potência computacional que garante que o F-35 permaneça superior aos adversários em potencial nas próximas décadas”, disse o porta-voz do JPO, Russ Goemaere, em comunicado.
“A partir deste verão, aeronaves F-35 saindo da linha de produção com hardware TR-3 não serão aceitas (DD250) até que a capacidade de combate relevante seja validada de acordo com as expectativas de nossos usuários. O JPO e a Lockheed Martin garantirão que essas aeronaves sejam armazenadas com segurança até que o DD250 ocorra”, acrescentou.
Após o primeiro teste de voo TR-3 em janeiro, o programa F-35 começou a integrar o novo hardware à produção em fevereiro e marcou a primeira entrega de um jato equipado com TR-3 para julho, de acordo com um relatório recente do Government Accountability Office. Uma vez que mais testes de voo e avaliação adicional do software do sistema permanecem, a declaração de Goemaere confirma que os jatos com hardware TR-3 definidos para começar a sair da linha neste verão serão sequestrados até que o teste seja concluído.
No início deste ano, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da empresa, o diretor executivo da Lockheed Martin, Jim Taiclet, indicou que as entregas do F-35 seriam prejudicadas devido aos atrasos do TR-3. Taiclet, no entanto, caracterizou o impacto como mínimo, descrevendo-o como apenas uma “fração” dos F-35 que resultaria em “pouco ou nenhum impacto na receita”; ainda não está claro exatamente quantos jatos serão retidos como resultado da pausa na entrega.
“Nossa equipe está totalmente dedicada a entregar aeronaves TR-3 F-35 e continuará trabalhando com o JPO no desenvolvimento de software, mantendo os mais altos níveis de segurança e qualidade. Continuamos entregando aeronaves na configuração TR-2 conforme planejado”, disse a Lockheed Martin em comunicado.
Em março, o oficial executivo do programa F-35, tenente-coronel. O general Mike Schmidt disse aos legisladores que a “avaliação de risco de cronograma de 80%” do JPO esperava que o sistema TR-3 fosse concluído até abril de 2024, uma indicação de que a data poderia deslizar para a esquerda ou para a direita. A estimativa da Lockheed, no entanto, de que o sistema TR-3 chegaria até dezembro de 2023, um cronograma que a empresa está cumprindo.
“A equipe conjunta continua trabalhando incansavelmente no TR-3, e a Lockheed Martin continua comprometida em entregar o primeiro jato TR-3 este ano”, disse a empresa em resposta a perguntas do Breaking Defense.
Resumindo: qualquer jato F-35 saindo da linha a partir de julho e que deverá obter a configuração TR-3 será armazenado até que o teste seja concluído. O melhor caso com base nas estimativas existentes é de cerca de cinco meses; o pior caso está próximo de nove meses, ou mesmo além se ocorrerem atrasos. (A Lockheed ainda está construindo jatos com configuração TR-2, cujas entregas continuarão.)
O TR-3 fornece essencialmente o backbone de computação para habilitar o Block 4, um conjunto de novos recursos para o Joint Strike Fighter com recursos como armas de ataque eletrônico aprimoradas e a capacidade de transportar mísseis adicionais. O desenvolvimento do Bloco 4 foi atolado em atrasos, com o GAO relatando no mês passado que seu crescimento de custo não pode ser totalmente contabilizado.
Anteriormente, o programa F-35 planejava ter o TR-3 disponível até abril de 2023, atrasando os planos cerca de um ano em relação ao cronograma atual.
O programa F-35 também interrompeu as entregas separadamente recentemente devido a um problema de vibração conhecido como ressonância harmônica no motor do caça, que foi retomado em março depois que o JPO ordenou uma atualização de hardware. Desde então, “mais de 45 F-35s” foram entregues ao governo até 8 de junho, segundo a Lockheed.
FONTE: Breaking Defense