Em 12 de junho comemora-se o Dia da Aviação de Transporte e também uma de suas mais célebres missões: o primeiro voo do CAN

No dia 12 de junho, é celebrado o Dia da Aviação de Transporte, braço da Força Aérea Brasileira, responsável por integrar o território nacional, com conexões, por vezes, em todo o mundo. A data também comemora uma de suas mais célebres missões: o primeiro voo do CAN.

O início da história da Aviação de Transporte se dá juntamente com o primeiro voo do Correio Aéreo Nacional (CAN), em 1931, quando a missão de transportar um malote de correspondências do Rio de Janeiro para São Paulo pelos Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley, a bordo do Curtiss Fledgling, matrícula K263, tornou possível o sonho e o projeto de progresso dos homens daquela época.

Ao todo, a FAB conta hoje com 13 Unidades Aéreas que atuam na Aviação de Transporte, sediadas em Manaus (AM), Belém (PA), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Anápolis (GO) e Brasília (DF). Para as missões, os esquadrões utilizam as aeronaves KC-30, KC-390 Millennium, C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-97 Brasília, C-98 Caravan, C-95 Bandeirante e U-100 Phenom, cumprindo assim a missão em todo o seu escopo de atuação.

Correio Aéreo Nacional

C-105 Amazonas

Atualmente, a Força Aérea conta com 25 Postos do CAN, distribuídos em todo o país, e com 4 Terminais de Transporte Logístico. E para quem imagina que o papel da FAB está limitado a proteger o espaço aéreo brasileiro, saiba que muitas outras missões são realizadas, como transporte de órgãos, transporte de cargas, transferência de doentes e feridos que necessitam de atendimento urgente, ajuda no combate a incêndios florestais, ajuda humanitária, transporte de animais, interiorização de imigrantes, entre muitas outras missões.

O Chefe da Seção de Cursos e Chefe da Seção de Legislação do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA), Capitão Gênison da Cruz Barcellos, lembrou de mais um benefício praticado pelo Correio Aéreo Nacional: o encontro de pessoas que moram distantes. “A importância das atividades desenvolvidas pelo CAN não se dá apenas pelas questões governamentais, nas calamidades públicas, na logística da FAB, ou na logística de outras Forças singulares e demais órgãos”, destacou o Capitão.

E entre essas inúmeras missões, destaca-se que, entre 2018 e 2022, o CAN transportou mais de 41 milhões de quilos de carga e 361 mil passageiros. Por meio da Operação Acolhida, a FAB realizou a interiorização de mais de 14 mil venezuelanos, levando-os para diversas localidades brasileiras, proporcionando melhores condições de integração e subsistência. Vale destacar, ainda, o trabalho realizado durante a pandemia da Covid-19, quando foi possível transportar oxigênio, respiradores, pacientes e vacinas para todo o país. Cabe ressaltar também, o resgate de 34 brasileiros e familiares estrangeiros que estavam em Wuhan, na China, epicentro do Coronavírus, em 2020.

C-95M Bandeirante

FONTE: Força Aérea Brasileira

wpDiscuz