M-346FA em Dubai

Em 27 de maio, a Nigéria confirmou oficialmente a aquisição de 24 aeronaves leves de combate Leonardo M-346FA. O tamanho do pedido indica a intenção de equipar dois esquadrões com essas aeronaves.

A variante de combate da aeronave vem equipada com o versátil radar Grifo-M-346, desenvolvido por Leonardo e otimizado para instalação no nariz do M-346FA.

A aeronave de combate leve M-346FA também possui um subsistema de auxílios defensivos (DASS) para autodefesa, um sistema de comunicação integrado e recursos de link de dados táticos (TDL).

A aeronave pode ser integrada com vários tipos de armamento e pods, incluindo mísseis ar-ar, munição ar-terra (infravermelho, laser ou guiada por GPS), bem como pods de reconhecimento e direcionamento.

É muito provável que as autoridades nigerianas tenham optado por equipamentos e armamentos produzidos por Israel.

O M-346FA também servirá como aeronave de treinamento avançado antes da transição dos pilotos para os caças supersônicos Chengdu J-7 e JF-17. Até agora, a Nigéria contava com aeronaves mais antigas e muito utilizadas, como o MB 339 (6 unidades), L-39 (8 unidades) e AlphaJet (12 unidades) para essa finalidade. Além disso, o M-346FA fornecerá apoio valioso aos esforços da Força Aérea da Nigéria para reduzir as atividades de grupos extremistas islâmicos.

A aquisição da aeronave leve de combate Leonardo M-346FA representa um passo significativo para a modernização e aprimoramento das capacidades aéreas da Nigéria, fortalecendo ainda mais suas forças de defesa.

FONTE: Defence Industry Europe

NOTA DA REDAÇÃO: Contatada, a Leonardo disse que não pode confirmar a informação.

wpDiscuz