A aeronave de transporte tático “Simorgh” do Irã da IAMI/HESA (Iranian Aircraft Manufacturing Industries) completou seu voo inaugural em Shahin-Shahr, Isfahan, na manhã de 30 de maio.

O Simorgh é uma aeronave Antonov/IAMI IrAn-140-100 modificada com assistência técnica da empresa russa Aviakor, similar à variante de transporte tático An-140T, propulsada por dois motores turboélice Klimov TV3-117 de 2.200 shp importados da Rússia.

O Simorgh tem estabilizadores horizontais sem diedro e porta de carga traseira. Ele pode transportar 6 toneladas até mais de 3.000 km, de acordo com a mídia iraniana. É considerado uma grande conquista, mesmo que seja uma cópia do turboélice ucraniano.

Originalmente, o Antonov An-140-100 foi desenvolvido como uma versão aprimorada do modelo An-140, com melhorias significativas em relação ao desempenho, sistemas e capacidades operacionais.

A aeronave possui capacidade para transportar até 52 passageiros, tornando-a adequada para operações em rotas regionais de curta e média distância. Além disso, pode ser configurada para transportar cargas ou para missões de evacuação médica.

Nas imagens acima, as principais diferenças entre o An-140-100 e o Simorgh

VÍDEO: Primeiro voo do Simorgh

wpDiscuz