Embraer A-29N Super Tucano

Por Craig Hoyle

A Embraer espera anunciar um primeiro pedido da versão A-29N otimizada para a OTAN de seu Super Tucano ainda este ano, depois de demonstrar o turboélice de ataque leve a vários membros da aliança.

Falando em 26 de maio no local da OGMA em Alverca, perto de Lisboa, Portugal – onde o demonstrador A-29N está baseado – o presidente-executivo da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, disse “esperamos ter um cliente lançador este ano”. Ele identifica a Holanda e Portugal, além da neutra Áustria, entre as nações que já voaram o tipo.

A empresa lançou em meados de abril o A-29N, “com foco inicial em atender às necessidades das nações da OTAN na Europa”.

A Embraer diz ter vendido mais de 260 Super Tucanos para 16 forças aéreas. A frota global acumulou um total de 535.000 horas de voo, acrescenta, incluindo 60.000 durante as operações de combate.

“É uma plataforma totalmente comprovada”, diz da Costa Junior, que aponta sua utilidade como um ativo multifuncional.

“Estamos procurando o uso do A-29 na comunidade da OTAN como treinador defensivo, treinador JTAC [controlador de ataque de terminal conjunto] e [para] reconhecimento – essas são as demandas que estamos ouvindo neste mercado”, ele diz.

“Os países com os quais estamos em contato… gostariam de usar seus aviões para uma operação mais simples em um ambiente de guerra.

“Pilotar um caça de quinta geração é tão caro… a hora de voo deste avião é muito econômica, então acreditamos que este avião pode desempenhar um papel muito importante [para as nações da OTAN”, diz da Costa Junior.

A Embraer está em processo de definição das adaptações necessárias para a operação do A-29 pelos membros da OTAN, que se concentrarão principalmente nas atualizações do sistema de comunicação e datalink. “Temos a intenção de adicionar equipamentos adicionais, incluindo um display grande e inteligente… no país do cliente de lançamento”, revela.

Atualmente, nenhuma operadora europeia voa no Super Tucano, com os clientes existentes da Embraer localizados na África, Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e América do Norte.

A Embraer acredita que existe um mercado global endereçável para entregar 500 A-29 nos próximos 20 anos, com esse volume de negócios valendo US$ 6,5 bilhões em potencial.

Para apoiar sua ambiciosa meta de vendas, a unidade de defesa da empresa nomeou Frederico Lemos, baseado em Portugal, para o novo cargo de diretor comercial para negócios internacionais. A medida visa “aproveitar o excelente momento do C-390 Millennium e do A-29 Super Tucano no mercado global”, diz.

Ex-engenheiro da Força Aérea Portuguesa, Lemos esteve anteriormente envolvido na promoção e venda pela Embraer de cinco transportes táticos KC-390 para Lisboa. O primeiro desses jatos será entregue ainda este ano.

FONTE: FlightGlobal

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