Kiev espera receber F-16 americanos, Gripen suecos, bem como Eurofighters e Tornado alemães, disse Oleksiy Reznikov

BERLIM, 30 de maio. /TASS/. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, disse que Kiev precisa de cerca de 120 caças ocidentais, a maioria dos quais deve ser F-16 americanos.

“Precisamos de cerca de 120 caças. A maioria deles deve ser F-16, dos quais existem mais de 5.000 aeronaves no mundo”, disse Reznikov em entrevista ao grupo de mídia Funke publicada na terça-feira. Ao mesmo tempo, ele enfatizou que o Eurofighter e o sueco Gripen também ajudariam Kiev. Ao mesmo tempo, o chefe do Ministério da Defesa ucraniano expressou esperança de que a Ucrânia receba o Eurofighter e o Tornado alemães.

“Se o Reino Unido e a Alemanha juntassem seu poder no [fornecimento] Eurofighter, seria um passo importante. Já existe uma coalizão internacional para o fornecimento de tanques de guerra, que inclui o alemão Leopard 2, o americano Abrams e o britânico Challengers. Da mesma forma, poderíamos formar uma coalizão [para o fornecimento] de caças com os modelos básicos do F-16, Eurofighters e Gripen”, afirmou Reznikov. No entanto, antes de tudo, segundo ele, Kiev ficaria grato se Berlim participasse no treinamento de pilotos ucranianos no uso de caças Eurofighter.

Respondendo a uma pergunta sobre o cronograma de entrega dos F-16 para a Ucrânia, o ministro disse que “gostaria que os primeiros F-16 chegassem a Kiev até o final do ano”. “O treinamento de nossos pilotos em aeronaves F-16 leva de quatro a seis meses. Também precisamos de treinamento para a tripulação do F-16: engenheiros, técnicos e mecânicos. Também podemos precisar de até seis meses para isso”, admitiu, dizendo que a Ucrânia precisa de caças modernos de quarta geração e acima, como o F-16, Eurofighter, Rafale ou Gripen.

Reznikov lembrou que a Dinamarca e a Holanda começarão a treinar pilotos ucranianos em caças F-16. “Também estamos negociando com a Polônia e a Bélgica. Ao mesmo tempo, nossos parceiros britânicos estão prontos para oferecer aos ucranianos cursos de treinamento em aeronaves Eurofighter”, enfatizou o ministro, acrescentando que Kiev está discutindo com o lado sueco o início do treinamento em aeronaves Gripen.

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, disse anteriormente que a Dinamarca e a Holanda liderarão uma coalizão europeia para treinar pilotos ucranianos para usar caças F-16. O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em 21 de maio em uma coletiva de imprensa após a cúpula do G-7 em Hiroshima que o Ocidente começaria a treinar pilotos ucranianos para pilotar caças de quarta geração, incluindo o F-16. Ao mesmo tempo, o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que Washington discutirá com pessoas afins nos próximos meses quais estados transferirão aeronaves F-16 para Kiev.

wpDiscuz