Guerra na Ucrânia: Kiev precisa de 48 caças F-16 para acabar com a agressão russa

74

A Ucrânia precisa de 48 caças F-16 para acabar com a agressão russa, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia na sexta-feira no Twitter. “Precisamos de quatro esquadrões de F-16 para libertar nosso país do agressor”, disse o ministério.

Até agora, as forças ucranianas mencionaram a figura de várias dezenas de aviões sem mais detalhes.

A Ucrânia deposita muita esperança nos caças-bombardeiros F-16. A aeronave de fabricação americana não apenas fortalecerá as defesas do país, disse Kiev, mas também enviará um forte sinal à Rússia de que a agressão fracassará, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira.

A Rússia, por outro lado, acredita que os aviões se tornarão um alvo para as forças russas e que não serão decisivos no curso da guerra.

O presidente dos EUA, Joe Biden, abriu caminho para a entrega de F-16 à Ucrânia na semana passada. O oficial de mais alta patente das forças armadas dos EUA, general Mark Milley, no entanto, alertou na quinta-feira que os F-16 não eram uma “arma mágica”.

A Holanda e a Dinamarca anunciaram a sua vontade de contribuir para a formação de pilotos ucranianos, tal como a Bélgica.

FONTE: sudinfo.be

wpDiscuz