Turquia rejeita proposta dos EUA de enviar S-400 para a Ucrânia e exige compensação do programa F-35
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que os Estados Unidos propuseram à Turquia enviar o sistema de defesa aérea S-400 adquirido da Rússia para a Ucrânia, mas Ancara recusou o pedido.
“Os EUA nos pediram para enviar os S-400 para a Ucrânia e nós dissemos não”, disse Cavusolgu, segundo a agência de notícias estatal Anadolu. Ele enfatizou que tais propostas eram inaceitáveis, pois infringiam a soberania turca.
A decisão da Turquia de adquirir os sistemas de mísseis S-400 resultou na sua remoção do programa multinacional para o desenvolvimento do caça furtivo F-35 de quinta geração.
Com relação a um possível retorno ao programa F-35, Cavusoglu afirmou: “Ancara não quer retornar ao programa, mas quer de volta de Washington o dinheiro que pagou pelos caças antes de sair do programa, enquanto seus jatos nunca foram entregue.”
Ele mencionou ainda que a Turquia está atualmente “produzindo nossa própria aeronave de combate nacional” e expressou o interesse do país em melhorar seus laços com os EUA, incluindo sua intenção de comprar jatos F-16 e kits de modernização.
FONTE: ekathimerini.com