F-39E Gripen

Em matéria assinada pelo jornalista Victor Barreira, o Janes noticiou hoje que a Força Aérea Brasileira (FAB) está em estágio avançado de negociações com a sueca Saab para aquisição de quatro ou mais novos caças F-39E Gripen, segundo o presidente do Comitê Coordenador do Programa de Aeronaves de Combate (COPAC), Brigadeiro Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Os jatos adicionais serão adquiridos por meio de um adendo ao contrato de SEK 38,9 bilhões (US$ 3,77 bilhões) assinado em outubro de 2014 para os 36 jatos iniciais, acrescentou.

Após a vitória da Saab na concorrência F-X2 no final de 2013, o Brasil adquiriu 28 F-39E monopostos e oito F-39F bipostos. Os últimos jatos estão programados para serem entregues à FAB em 2027, de acordo com o último cronograma de entrega.

O 1º Grupo de Defesa Aérea (Esquadrão Jaguar), localizado na Base Aérea de Anápolis, recebeu quatro F-39E de produção em série. A Embraer e a Saab utilizam um quinto F-39E em uma configuração de instrumentação de teste de voo (FTI) para testes de voo.

Outros dois F-39E estão a caminho do Brasil em um navio e outros dois serão recebidos até o final de 2023, de acordo com o Brigadeiro Soares.

wpDiscuz