Forças Aéreas da Suécia e da Dinamarca interceptam aeronave russa em operação conjunta sobre o Mar Báltico

44

Na quinta-feira, dois JAS 39 Gripen suecos e dois F-16 Fighting Falcons dinamarqueses acompanharam uma aeronave militar russa do tipo IL-20 Coot-A, no espaço aéreo sobre o Mar Báltico. Esta é a primeira vez que um esforço sincronizado é realizado desta forma. Durante toda a operação, os caças suecos e dinamarqueses estiveram sob a sua própria liderança nacional.

As Forças de Defesa constroem a segurança em conjunto com outras. As forças aéreas sueca e dinamarquesa têm exercitado em conjunto durante muitos anos e percorreram um longo caminho em cooperação, como demonstra o esforço pré-planeado de ontem.

“Esta operação sincronizada é a prova da nossa estreita e boa cooperação com a Força Aérea Dinamarquesa. Juntos, assumimos a responsabilidade de proteger o espaço aéreo sobre o Mar Báltico, por meio de nossas respectivas unidades de resposta a incidentes”, diz o vice-chefe da Força Aérea, Tommy Petersson.

ATRIBUIÇÕES DE ROTINA
Foi pouco depois das 13h de quinta-feira que os caças suecos e dinamarqueses encontraram a aeronave militar russa, que se dirigia para o oeste, na área entre a Suécia, a Zelândia dinamarquesa e Bornholm.

“Vemos aeronaves militares russas patrulhando o Mar Báltico em intervalos regulares, então enviar caças suecos é uma missão de rotina para nós. Faz parte da nossa defesa ativa”, diz Tommy Petersson.

Depois de seguir a rota aérea russa por algum tempo, as aeronaves das três nações retornaram às suas respectivas bases.

FONTE: Forças Armadas Suecas

wpDiscuz