China conclui desenvolvimento de novos motores aeronáuticos WS-19 e WS-20
O turbofan de pós-combustão WS-15 que será usado nos caças furtivos Chengdu J-20 também está pronto para produção em massa
MELBOURNE, Austrália – A China concluiu o desenvolvimento de sua próxima geração de motores de aeronaves militares autóctones e iniciará a produção em massa assim que os problemas da cadeia de suprimentos com ligas avançadas forem resolvidos, de acordo com um alto funcionário de uma instalação local de pesquisa de materiais aeroespaciais.
Falando em uma cúpula de investimento em aviação em Tianjin, China, em 17 de março, Zhang Yong, líder de projeto do Instituto de Materiais Aeronáuticos de Pequim, disse à platéia que os gargalos de desenvolvimento dos turbofans WS-19 e WS-20, bem como um problema não identificado motor de próxima geração foram superados.
No entanto, acrescentou, os problemas da cadeia de suprimentos de materiais para a fabricação e entrega das ligas avançadas que serão usadas na produção dos motores ainda precisam ser resolvidos. O funcionário não especificou os problemas da cadeia de suprimentos.
O turbofan de pós-combustão WS-19 está em desenvolvimento para propulsar o Shenyang J-35, um caça a jato de última geração destinado a operar a partir do novo porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China.
O WS-20 é um motor turbofan alta razão de bypass que propulsará as aeronaves de transporte Xi’an Y-20 operadas pela Força Aérea do Exército de Libertação do Povo.
O Y-20 é atualmente propulsado pelo turbofan russo D-30KP, que também é usado pelos bombardeiros Xi’an H-6J/K/N de ambas as forças armadas.
Zhang também confirmou que o turbofan de pós-combustão WS-15 está pronto para produção em massa. O motor será usado para variantes posteriores dos caças furtivos Chengdu J-20 da PLAAF.
Espera-se que o WS-15, avaliado em 181 kilonewtons, forneça uma capacidade de supercruzeiro para o J-20, permitindo atingir velocidades supersônicas de cruzeiro sem o uso de seu pós-combustor, o que reduz o consumo de combustível.
Zhang também disse em sua apresentação que a China conseguiu “localização de 98%” para o motor WS-10C, que está propulsando os J-20 atualmente sendo entregues à PLAAF. Outras variantes do WS-10 equipam as frotas de caças Chengdu J-10, Shenyang J-11B e J-16 da China.
Ele não forneceu detalhes sobre os 2% restantes das peças, embora provavelmente esteja relacionado a componentes ou materiais que a China ainda obtém de fornecedores estrangeiros.
FONTE: Defense News