MiG-29 da Eslováquia

BRATISLAVA — Os primeiros quatro caças MiG-29 foram entregues com segurança às Forças Armadas Ucranianas. A transferência foi realizada por pilotos ucranianos, com a ajuda da Força Aérea Eslovaca, pessoal ucraniano e outros componentes que garantiram a segurança da transferência e a documentação necessária.

“Obrigado a todos os envolvidos por um fantástico trabalho profissional. A Eslováquia está do lado certo e, com este gesto, nós, como país, nos escrevemos em letras maiúsculas na história do mundo moderno, que fala de ajuda oportuna, solidariedade sincera e grandeza da nação”, disse o Ministro da Defesa Jaroslav Naď e reiterou que “estamos fornecendo à Ucrânia equipamentos de que não precisamos mais e que não podemos consertar para nossas necessidades”.

Nas próximas semanas, o restante dos aviões será entregue à Ucrânia, mas por motivos operacionais, o departamento não fornecerá mais detalhes. A transferência será confirmada imediatamente após a transferência segura para o lado ucraniano, como neste caso.

A doação de caças MiG-29 está de acordo com o acordo intergovernamental entre a Eslováquia e a Ucrânia, que foi aprovado pelo governo eslovaco e posteriormente assinado pelo Ministro J. Naď e pelo Embaixador da Ucrânia M. Kastran na semana passada (17 de março de 2023).

No total, estamos doando 13 caças de fabricação soviética e parte do sistema de defesa aérea KUB para a Ucrânia.

FONTE: Ministério da Defesa da República Eslovaca

wpDiscuz