Jekta assina Carta de Intenções com a Gayo Aviation para dez aeronaves anfíbias PHA-ZE 100

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A aeronave anfíbia Jekta PHA-ZE 100 de propulsão elétrica na configuração de 19 assentos, operando na água

A assinatura representa o primeiro acordo para o fabricante de fuselagens elétricas com sede na Suíça

Payerne, Suíça/ 22 de março de 2023 – Jekta, fabricante com sede na Suíça do barco voador elétrico Passenger Hydro Aircraft Zero Emission 100 (PHA-ZE 100) e a Gayo Aviation anunciam hoje a assinatura de uma Carta de Intenções (LOI) para o aquisição pela Gayo para dez aeronaves anfíbias elétricas. Com escritórios principais na Suécia e em Dubai, a Gayo Aviation é uma fornecedora global de serviços de aviação privada e especializada e otimizará a aeronave para dar suporte a oportunidades de mercado novas e existentes.

A fuselagem será entregue em uma configuração básica para 19 passageiros, com o acordo incluindo equipamentos de apoio em terra para carregar e substituir as baterias do PHA-ZE 100; ferramentas e suporte de componentes para o primeiro ano de operação; formação de dois pilotos e dois técnicos; e uma garantia de fuselagem de três anos. A Gayo Aviation planeja disponibilizar a aeronave para turismo ambiental e experimental e operadores de fretamento que desejam reforçar suas opções de transporte sustentável. A Gayo também oferecerá a aeronave em aluguel para serviços regionais programados e acessíveis em comunidades carentes.

“Estamos muito satisfeitos por ser o primeiro cliente a assinar uma LOI com a Jekta para esta fuselagem impressionante, versátil e confortável. Queremos estar entre os primeiros a oferecer aos nossos clientes uma opção verdadeiramente sustentável para transportar seus passageiros. Com o potencial de reduzir os custos por passageiro por hora em mais de 70% em comparação com os hidroaviões atuais, podemos atender a essa necessidade”, diz Gisle Dueland, CEO da Gayo Aviation. “A tendência para o topo da comunidade do turismo é em direção a viagens sustentáveis e experienciais, então queríamos estar à frente da curva e ser os primeiros a atender esse setor em evolução. Isso abre mais oportunidades para fornecer opções de turismo sustentável e a Gayo está empenhada em apoiar essa expansão. Prevemos que o interesse em viagens nessas fuselagens será alto”, acrescenta Dueland.

Dueland é um forte defensor da aviação sustentável, e o acordo demonstra a fé da indústria no PHA-ZE 100, já que o CEO da Jekta, George Alafinov, continua as negociações com um segundo cliente em potencial localizado no Golfo. “Com uma presença poderosa nos setores de fretamento, viagens e turismo conquistada ao longo de uma década na indústria, a Gayo Aviation reconhece o potencial do PHA-ZE 100 para cumprir sua ambição de apoiar operações sustentáveis. Sustentabilidade não significa comprometer o conforto ou a capacidade e o PHA-ZE 100 foi projetado para atender a essas necessidades. Também atende à crescente demanda e oportunidade de usar a água como infraestrutura, a expansão das rotas de hidroaviões e fornece uma solução sustentável e otimizada para substituir hidroaviões antigos”, diz Alafinov.

O barco voador PHA-ZE 100 será certificado pelos padrões EASA CS-23 e US FAA FAR-23 para aeronaves de passageiros de asa fixa. Ele é otimizado para atender comunidades costeiras e insulares, rotas regionais atualmente limitadas por custos operacionais, e para oferecer novos serviços sustentáveis de baixo custo entre cidades sem a necessidade de instalação de infraestrutura terrestre cara. Ele também possui uma configuração para atender às necessidades específicas de férias experimentais, sendo grande o suficiente para transportar caiaques, equipamentos de mergulho e outros equipamentos necessários para apoiar esportes de aventura. Configurações flexíveis, incluindo opções de 19 lugares, economia mista/carga, VIP e ambulância, aproveitam ao máximo a espaçosa cabine vertical do PHA-ZE 100. Baixos custos de manutenção e combustível, ruído muito reduzido, nenhum impacto de poluição e requisitos mínimos de infraestrutura de aviação se combinam para tornar o PHA-ZE 100 uma plataforma ideal para operações novas e sustentáveis.

Sobre Jekta

Liderada por George Alafinov, a equipe internacional Jekta tem mais de duas décadas de experiência projetando e construindo barcos voadores, incluindo o LA-8 composto de oito lugares e o ultraleve D-Borey. Está criando uma moderna instalação de produção e teste de voo de 26.901m2 dentro do Swiss Aeropole Cluster no cantão de Vaud, na Suíça. Incluirá os departamentos de design, certificação, logística, manutenção e vendas; uma sala de reunião; laboratório de controle de qualidade; organização de testes de voo; e escritórios administrativos.

Sobre o PHA-ZE 100

O barco voador anfíbio PHA-ZE 100, totalmente com motor elétrico, será certificado pelos padrões EASA CS-23 e US FAA FAR-23 para aeronaves de passageiros de asa fixa. Alimentado por dez motores elétricos alimentados com energia de baterias ou células de combustível de hidrogênio, a autonomia de voo inicial do PHA-ZE 100 com bateria é projetada em uma hora, com reserva de 30 minutos.
O PHA-ZE 100 operará em águas costeiras em ondas de até 1,2 m de altura, lagos, hidrovias e pistas, esta última usando seu trem de pouso padrão retrátil com rodas.

A Jekta pretende reduzir os custos por passageiro por hora em mais de 70% em comparação com os hidroaviões atuais.

DIVULGAÇÃO: Arena Group

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