Airbus A400M

Madri pode cancelar as encomendas ainda não recebidas do avião de transporte aéreo Airbus A400M, o maior projeto de defesa da Europa, o que pode ter um impacto significativo no investimento em aviação em um dos países co-fundadores da Airbus.

Fontes do setor de defesa divulgaram que a Espanha está cada vez mais hesitante em receber os 13 aviões restantes de seu pedido inicial de 27, indicando que a Força Aérea Espanhola pode não exigi-los. Isso implica que apenas 14 aviões de carga A400M estarão em serviço com a Força Aérea Espanhola.

Projetado para aumentar a autonomia estratégica de sete nações europeias da OTAN, o projeto A400M foi atingido por custos excessivos e atrasos. Como resultado, espera-se que qualquer decisão sobre o futuro do A400M desencadeie intensas negociações sobre pedidos alternativos de defesa e o investimento contínuo da Airbus na Espanha.

A Espanha e a Airbus já estão discutindo como diminuir o impacto de um cancelamento parcial do pedido do A400M, enquanto o gabinete do primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez divulgou uma análise detalhada das vantagens que a Espanha deu à Airbus. Em uma declaração após uma reunião, o gabinete do primeiro-ministro instou a Airbus a aumentar sua presença na Espanha, ao lado da França, Alemanha e Grã-Bretanha.

FONTE: Reuters

wpDiscuz