O Ministério da Defesa do Irã lançou no sábado (11/3) uma linha de montagem para fabricar um treinador a jato local chamado ‘Yasin’.

A versão padrão do treinador a jato Yasin e a linha de montagem para a produção em massa da aeronave foram reveladas pelo ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Mohammad Reza Ashtiani.

O Yasin também é capaz de realizar missões de combate. O jato iraniano também foi projetado para realizar outras operações militares, como apoio aéreo aproximado (CAS). A nova versão do Yasin parece ter sido muito mais atualizada e desenvolvida em termos táticos em relação ao primeiro protótipo revelado em outubro de 2019.

O treinador a jato iraniano agora está equipado com assentos ejetáveis, aviônicos, motor e trem de pouso produzidos localmente. O radar meteorológico aerotransportado instalado em seu radome foi fabricado por empresas nacionais.

Nos últimos anos, especialistas e técnicos militares iranianos fizeram grandes progressos na fabricação de uma ampla gama de equipamentos nativos, tornando as forças armadas autossuficientes na esfera de armas.

As autoridades iranianas enfatizaram repetidamente que o país não hesitará em fortalecer suas capacidades militares, incluindo sua força de mísseis, que são inteiramente destinados à defesa, e que as capacidades de defesa do Irã nunca estarão sujeitas a negociações.

O motor turbojato é uma versão sem pós-combustão da cópia do J-85 do Irã, ‘Owj’. Ele produz um empuxo de 3.500 lbf (16 kN), pesa 240 kg, tem 1,7 m de comprimento e tem uma temperatura máxima de entrada da turbina de 977°C. Dois deles impulsionam o Yasin a Mach 0,8 e um teto de serviço de 40.000 pés

FONTE: Islam Times / @AmirIGM no Twitter

wpDiscuz