Começa a produção de helicópteros Boeing/Leonardo MH-139 ‘Grey Wolf’ para a Força Aérea dos EUA

19
  • A produção inicial começou, com os primeiros 13 helicópteros previstos para serem entregues em 2024
  • O MH-139A é baseado no helicóptero multimissão AW139 da Leonardo
  • A Leonardo fabrica MH-139As em sua unidade na Filadélfia e, em seguida, os transfere para os locais da Boeing e do Ridley Park para militarização

Em 3 de março, a Força Aérea dos EUA anunciou sua decisão de iniciar a produção inicial dos helicópteros MH-139A “Grey Wolf”, permitindo que a Boeing e a Leonardo anunciassem o contrato para a entrega das primeiras 13 unidades. O início de tais atividades de produção levará ao fornecimento dos primeiros helicópteros operacionais e que substituirão a atual frota UH-1N com entregas em 2024.

O Grey Wolf é um helicóptero multimissão baseado no altamente bem-sucedido AW139 da Leonardo, que agora possui mais de 1130 unidades em serviço em todo o mundo. O Grey Wolf é projetado para proteger mísseis balísticos intercontinentais e transportar o governo dos EUA e o pessoal de segurança.

“Esta decisão representa um passo crítico para entrar em serviço MH-139 e garantir ainda maior segurança de mísseis para a Força Aérea dos EUA nas próximas décadas”, disse Azeem Khant, diretor do programa Boeing MH-139. “Estamos trabalhando duro para iniciar as entregas no próximo ano.”

“A equipe de Leonardo envolvida no programa, juntamente com nosso parceiro Boeing, aguarda ansiosamente por essa colaboração e está fortemente comprometida em garantir o sucesso total da frota”, acrescentou Clyde Woltman, CEO da Leonardo Helicopters US.

A força do MH-139A é baseada nos esforços colaborativos de Leonardo como fabricante de helicópteros e Boeing como contratante principal responsável pela militarização e apoio ao programa. A Leonardo fabrica o helicóptero multimissão com certificação civil em sua unidade na Filadélfia, enquanto a Boeing é responsável pela aquisição e instalação de equipamentos militares, bem como suporte pós entrega. Com um modelo de sucesso como o AW139 da Leonardo e a tecnologia avançada da Boeing, a Força Aérea dos EUA obtém o melhor helicóptero em resposta às suas importantes necessidades operacionais.

As capacidades avançadas do MH-139A permitem que as missões sejam realizadas de forma mais rápida, silenciosa e eficiente. Com um aumento de 50% na velocidade e alcance, e um aumento de 5.000 libras no peso máximo bruto sobre o UH-1N, o helicóptero está bem posicionado para realizar missões atribuídas pela Força Aérea dos EUA na proteção de locais de mísseis balísticos intercontinentais no país.

A equipe da Boeing-Leonardo recebeu um contrato de US $ 2,4 bilhões em setembro de 2018 para até 84 helicópteros, sistemas de treinamento e equipamentos de suporte relacionados. Em agosto de 2022, a Força Aérea dos EUA aceitou os primeiros quatro helicópteros atualmente implantados para mais testes de desenvolvimento e operações operacionais.

FONTE: Leonardo

wpDiscuz