Após 7 anos sem atividades, Museu da TAM será reaberto em São Carlos
A Prefeitura de São Carlos comunicou, nesta quarta-feira (1º), que o “Museu Asas de um Sonho”, mais conhecido como Museu da TAM, será reaberto ao público, após sete anos sem atividades.
A reabertura, que está prevista para ocorrer em maio, foi assinada pelo prefeito Airton Garcia (União Brasil) durante uma reunião com o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, no Paço Municipal.
A tramitação da reabertura teve início em 2022, quando o então diretor de Turismo, Luís Antônio Garmendia, entrou em contato com o presidente da associação e soube da intenção de retomada das atividades.
Com entrada 100% gratuita, o museu prevê reabrir ao público somente aos finais de semana. Inicialmente, as visitas deverão ser agendadas para controlar a quantidade de turistas no local, já que o espaço ficou fechado por muitos anos.
Segundo a administração municipal, a reabertura será muito positiva para a cidade e a região a partir da geração de empregos diretos, como colaboradores para a limpeza do museu, controladoria de acesso e auxiliares de manutenção das peças expostas, além da geração de empregos indiretos no setor de turismo.
O museu
O chamado Museu da TAM nasceu, oficialmente, em novembro de 2006 e fechou em 2008 para reforma. Em 2010 o espaço foi reaberto e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016.
O museu, que é considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, reúne um rico acervo de aeronaves com diferentes tecnologias e finalidades da história da aviação.
Ao todo, o museu possui mais de 100 modelos de aeronaves, entre eles estão o Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.
FONTE: acidadeon.com / FOTOS: Alexandre Galante