Voa a versão biposto do caça KF-21 Boramae da Coreia do Sul
SEUL, 20 de fevereiro (Yonhap) — O quarto protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae realizou seu voo inaugural bem-sucedido na segunda-feira, informou a agência de compras de armas, no mais recente sinal de progresso no projeto de desenvolvimento do jato avançado.
O protótipo de dois lugares decolou da 3ª Ala de Treinamento de Voo da Força Aérea em Sacheon, cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, às 11h19 e completou um voo de 34 minutos, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).
O primeiro e o segundo protótipos do KF-21 fizeram seus primeiros voos em julho e novembro do ano passado, respectivamente, enquanto o terceiro realizou seu voo inaugural no mês passado.
Enquanto os três protótipos revelados anteriormente têm um único assento, o quarto é de dois lugares. No teste desta segunda-feira, apenas um piloto estava a bordo do protótipo, já que o voo inicial visava apenas verificar a segurança do modelo.
A DAPA disse que o quarto protótipo será usado para verificar se a diferença entre os protótipos de assento único e de dois assentos terá algum impacto na operação da aeronave e também conduzirá testes de aviônicos no radar avançado de varredura eletrônica ativa (AESA). O modelo de dois lugares deve ser usado principalmente para treinar pilotos, de acordo com a DAPA.
A agência disse que planeja começar a realizar voos para mais dois protótipos no primeiro semestre do ano, sob um plano de realizar cerca de 2.000 voos de teste no total até fevereiro de 2026.
Lançado em 2015, o projeto KF-21 de 8,8 trilhões de wons (US$ 6,8 bilhões) visa desenvolver um caça supersônico para substituir a velha frota de jatos F-4 e F-5 da Coreia do Sul.
O primeiro protótipo do KF-21 alcançou velocidades supersônicas pela primeira vez em um voo de teste no mês passado.
FONTE: Yonhap