O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que ele e o presidente Biden ordenaram que o objeto que violava o espaço aéreo canadense fosse derrubado, um dia depois que outro objeto foi abatido do céu perto do Alasca

Um caça dos EUA, agindo sob as ordens do presidente Biden e do primeiro-ministro Justin Trudeau, do Canadá, abateu outro objeto voador não identificado no sábado, disseram autoridades canadenses e americanas, na última parte do drama que se desenrola nos céus da América do Norte.

“Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense”, disse Trudeau em comunicado publicado no Twitter. Ele disse que um F-22 americano com o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, que é operado em conjunto pelos Estados Unidos e Canadá, derrubou o objeto sobre o território de Yukon.

Assim como o objeto que Biden ordenou que fosse abatido perto do Alasca na sexta-feira (10/2), as autoridades disseram que ainda não determinaram exatamente o que havia caído do céu sobre o Yukon, que faz fronteira com o Alasca.

Trudeau disse que conversou com Biden na tarde de sábado. “As Forças Canadenses irão agora recuperar e analisar os destroços do objeto”, disse ele em seu post no Twitter.

O objeto derrubado sobre o Yukon foi captado pelo radar ao passar pelo Alasca na sexta-feira, disseram autoridades do Pentágono no início do sábado. O NORAD enviou caças americanos, aos quais logo se juntaram caças canadenses, para rastreá-lo.

“O monitoramento continuou hoje quando o objeto cruzou o espaço aéreo canadense”, disse brigadeiro general Patrick S. Ryder, secretário de imprensa do Pentágono. O F-22 derrubou o objeto sobre o território canadense usando o mesmo míssil ar-ar Sidewinder que foi usado para derrubar dois objetos voadores anteriores, disse o general Ryder, incluindo o balão espião chinês uma semana antes.

O secretário de Defesa Lloyd J. Austin falou por telefone no sábado com sua contraparte canadense, Anita Anand, disse o general Ryder. Falando em uma coletiva de imprensa naquela noite, Anand descreveu o objeto como cilíndrico e disse que era menor do que o balão espião derrubado sobre o Atlântico no fim de semana anterior.

FONTE: New York Times

wpDiscuz