Balão espião chinês é abatido por caça F-22 Raptor
O balão espião chinês que foi abatido no sábado por um F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA na costa da Carolina do Sul, disseram autoridades do Departamento de Defesa a repórteres no sábado (4/2).
“O balão, que estava sendo usado pela RPC em uma tentativa de vigiar locais estratégicos nos Estados Unidos continentais, foi derrubado sobre as águas territoriais dos EUA”, disse o secretário de Defesa Lloyd Austin em comunicado no sábado. “Na quarta-feira, o presidente Joe Biden deu sua autorização para derrubar o balão de vigilância assim que a missão pudesse ser cumprida sem risco indevido para as vidas americanas no caminho do balão.”
O Raptor do 149 Fighter Squadron, baseado na Base Aérea de Langley, usou um único AIM-9X Sidewinder, disparado de 58.000 pés, para abater o balão que estava operando a 62.000 pés, disse um oficial militar sênior a repórteres.
Os restos do balão de vigilância, do tamanho de três ônibus escolares, estão espalhados por um campo de destroços de 11 quilômetros em águas rasas no Atlântico, disse um alto oficial militar a repórteres.
O destróier de mísseis guiados USS Oscar Austin (DDG-79), o cruzador de mísseis guiados USS Philippine Sea (CG-58) e o navio de guerra anfíbio USS Carter Hall (LSD-50) estão estacionados perto do local da queda dos destroços do balão. Embarcações da Guarda Costeira também estão no local para ajudar na recuperação.
FONTE: USNI News