Pentágono monitora balão de vigilância de provável origem chinesa pairando sobre os EUA

80

O balão espião fotografado por Chase Doak - AFP

O governo dos EUA detectou um balão de vigilância de alta altitude sobre os EUA continentais, e um alto funcionário da defesa diz que o Pentágono está altamente confiante de que pertence à China.

O Pentágono anunciou a descoberta em 2 de fevereiro, dizendo que, embora o balão tenha sobrevoado locais sensíveis, incluindo campos de mísseis nucleares, altos oficiais militares aconselharam o presidente Joe Biden a não derrubar o balão para evitar possíveis detritos.

“Estávamos analisando se havia uma opção ontem sobre algumas áreas pouco povoadas em Montana, mas simplesmente não conseguimos reduzir o risco o suficiente para nos sentirmos à vontade para recomendar abatê-lo”, disse o funcionário.

Um alto funcionário da defesa disse a repórteres que o balão está voando a uma altitude superior à de aeronaves comerciais e não representa uma ameaça física direta. O funcionário também disse que o balão está pairando sobre os EUA, e o Pentágono avaliou que não oferece maior valor em relação a outros meios de vigilância, como satélites, apesar de não saber especificamente qual é a carga útil de vigilância.

Autoridades dos EUA expressaram suas preocupações sobre o balão ao governo chinês por meio da embaixada chinesa em Washington e da embaixada americana em Pequim, acrescentando que os EUA farão o que for necessário para sua proteção. A Força Aérea acionou os caças F-22 em 1º de fevereiro e interrompeu temporariamente o tráfego no aeroporto de Billings, Montana, caso fosse tomada a decisão de abater o balão.

O funcionário não forneceu detalhes sobre as dimensões do balão, mas avaliou que é grande o suficiente para criar um campo de detritos prejudiciais se derrubado.

Esta não é a primeira vez que um balão como este foi visto nos EUA. Instâncias semelhantes ocorreram algumas vezes antes, embora o funcionário não tenha fornecido mais detalhes. Este balão permaneceu sobre os EUA por mais tempo do que em incidentes anteriores, disse o funcionário. Houve relatos de balões desconhecidos sobre os EUA relatados por pilotos no Pentágono em relatórios de fenômenos aéreos inexplicáveis também.

FONTE: Aviation Week

wpDiscuz