Polônia pronta para fornecer caças F-16 à Ucrânia em coordenação com a OTAN
A Polônia está pronta para fornecer à Ucrânia caças F-16 há muito solicitados em coordenação com a OTAN, disse o chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, Andrii Yermak, em 30 de janeiro. O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki disse a repórteres que a transferência de qualquer aeronave para a Ucrânia só poderia acontecer em acordo com os países da OTAN e a Polônia “atuará em total coordenação” com seus aliados.
A publicação polonesa Dziennik Gazeta Prawna informou em 25 de janeiro, citando fontes do governo do país, que a Polônia entregou “um certo número” de aeronaves MiG-29 à Ucrânia na primavera passada como “peças sobressalentes”.
O governo holandês também pretende fornecer caças F-16 à Ucrânia se Kyiv solicitar, informou o NL Times, citando o ministro das Relações Exteriores do país, Wopke Hoekstra, em 20 de janeiro.
Durante seu discurso na reunião Ramstein-8 na Alemanha em 20 de janeiro, o presidente Volodymyr Zelensky pediu aos parceiros que dessem à Ucrânia mísseis de longo alcance e caças F-16. Os aliados da Ucrânia têm relutado em fornecer esses caças de fabricação ocidental até agora.
Andrii Sybiha, vice-chefe do Gabinete do Presidente, disse em 22 de janeiro que o escritório espera que a próxima reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, também conhecida como cúpula de Ramstein, seja focada em fornecer aeronaves à Ucrânia.
A reunião mais recente de 50 ministros da Defesa na base aérea americana de Ramstein, na Alemanha, ocorreu em 20 de janeiro. A próxima cúpula de Ramstein está marcada para meados de fevereiro, segundo o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov.
FONTE: Yahoo News