República Tcheca negocia extensão do arrendamento de caças Gripen até 2035
O governo tcheco está negociando com o governo sueco para estender o arrendamento de 14 caças Gripen até 2035, informou o site de notícias tcheco Novinky.
O Ministério da Defesa tcheco está negociando oficialmente com o Pentágono há cinco meses para comprar 24 caças F-35, mas teme que os caças americanos não possam ser entregues a tempo em 2029, quando o contrato de arrendamento dos caças Gripen expira.
“As negociações com os EUA não fecham a porta para outras plataformas. O objetivo básico da República Tcheca sempre foi e continua sendo capaz de proteger nosso espaço aéreo com nossos próprios meios, mesmo durante a transição para uma nova plataforma”, disse o porta-voz da Defesa David Jareš ao Novinky quando questionado sobre as negociações com a Suécia.
Os legisladores do Comitê de Defesa foram informados na semana passada sobre o tema da extensão do arrendamento e da compra de caças F-35. Um legislador anônimo disse que o Ministério da Defesa tcheco propôs à Suécia que os Gripens fossem doados à República Tcheca.
No ano passado, o embaixador sueco na República Tcheca, Fredrik Jörgensen, disse em entrevista a Seznam Správy que a República Tcheca poderia manter os Gripens de graça. “É como um carro alugado. Nós os consideraríamos essencialmente pagos e, com base nisso, poderíamos expandir o sistema de cooperação com o Gripen C ou ainda com o Gripen E”, disse Jörgensen.