A fabricante britânica de aeronaves Britten-Norman obteve a certificação de tipo da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para a aeronave turboélice BN2T-4S Islander propulsada pelo Rolls Royce modelo 250. O BN2T-4S é a variante maior de motor a pistão BN2B Islander e vem com um MTOW aumentado de 8.500 libras. A certificação está incluída na referência de certificado de tipo FAA A17EU Revisão 22.

Esta mudança é um marco importante para a Britten-Norman e complementa os certificados de tipo existentes para a aeronave com o Reino Unido CAA e EASA. A nova certificação abre novos mercados para a empresa nos EUA e internacionalmente. Atualmente, os BN2T-4S Islanders estão sendo produzidos nas instalações de fabricação de Solent da empresa em Daedalus e Bembridge, no Reino Unido. Além de novas aeronaves, a Britten-Norman também possui estoque de aeronaves usadas reformadas de fábrica.

Mark Shipp, Diretor Técnico comenta:

“Obter a certificação de tipo para qualquer aeronave é uma grande conquista e exige muito esforço e trabalho árduo para convencer o regulador de que o produto não é apenas seguro, mas também atende aos padrões mais rigorosos. Os EUA são o maior mercado de aviação do mundo e a FAA é um regulador extremamente respeitado desse mercado. Estamos muito orgulhosos de ter tido a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a FAA para atingir este importante objetivo e agora estamos ansiosos pelas oportunidades que isso trará.”

A aeronave Islander continua a desenvolver seu histórico comprovado de sucesso como um cavalo de trabalho puro-sangue. A aeronave está disponível em várias configurações, incluindo commuter, medevac, vigilância e patrulha marítima.

A Britten-Norman está atualmente em processo de aprovação de certificação de tipo para o BN2T-4S Islander na Índia e no Canadá.

DIVULGAÇÃO: Britten-Norman

wpDiscuz