TAIPEI, TAIWAN — Caças Mirage 2000 venceram os F-16V Fighting Falcons em um combate simulado. Isso é o que o jornalista taiwanês Lu Jiongchang escreveu para o portal online local NOWnews no YahooNews em 11 de janeiro de 2023.

O repórter disse que foi no dia 11 de janeiro coletar informações sobre o Dragon Exercise, um tradicional exercício militar realizado em Taiwan em novembro. Vários prêmios, como King of Air Combat, King of Gunnery e King of Aircrew Bomber são concedidos neste exercício.

O treinamento é importante para Taiwan, pois revela as capacidades de combate da Força Aérea de Taiwan para combater ameaças estrangeiras. Lu Jiongchang se encontrou com o vencedor do título de Líder da Missão Rei do Combate Aéreo de 2022, tenente-coronel Zhuang Weibo. O tenente-coronel Weibo é membro da 42º Esquadrão de Combate da Força Aérea de Taiwan.

Durante os combates aéreos simulados, o quartel-general militar de Taiwan decidiu incluir a 2ª Ala de Caças Táticos da Força Aérea de Taiwan e seus caças Mirage 2000. Assim, quatro Mirage 2000 teriam que enfrentar quatro F-16V Fighting Falcons.

F-16V de Taiwan

É interessante notar que o QG do Exército de Taiwan atribui o papel de “Invasor Chinês” ou “Primeiro Exército da China” aos quatro F-16. Assim, quatro caças Mirage 2000 foram enviados contra o Exército Vermelho. “Com bom treinamento e cooperação tática, todos os 4 F-16 foram abatidos e um dos caças Mirage 2000 foi abatido, resultando em uma kill rate de 4:1”, disse o tenente-coronel Weibo.

A Força Aérea de Taiwan tem 45 unidades de caças franceses Mirage 2000. Eles foram comprados no final dos anos 1980, e o primeiro lote de Mirage 2000 chegou a Taiwan em 1996. A Força Aérea de Taiwan na época operava caças multimissão F-104 e F-5E/F, mas eles estavam envelhecendo e uma substituição era necessária.

Então, Taiwan comprou o jato Mirage 2000-5 equipado com o radar RDY. O radar RDY tem vários modos de combate ar-ar/ar-superfície, pode rastrear simultaneamente 8 alvos e disparar 4 mísseis MICA de médio alcance. Assim, na década de 1990, o Mirage 2000-5 era o caça mais poderoso da composição da Força Aérea de Taiwan, superando muitas vezes o F-5E/F americano e o caça multirole local F-CK-1 Ching-kuo.

Os Mirage 2000-5 de Taiwan, no entanto, provam ter custos de manutenção muito mais altos em comparação com o caça F-CK-1 Ching-kuo nativo e o F-16 americano. Então Taiwan, tendo comprado o caça F-16 dos EUA posteriormente, decidiu atualizar precisamente o caça americano e feito localmente. O Mirage 2000 se tornou o único dos três principais caças da Força Aérea a não serem modernizados.

FONTE: bulgarianmilitary.com

wpDiscuz