Força Aérea da República Islâmica do Irã receberá caças russos Sukhoi Su-35 em março
TEERÃ (Tasnim) – O Irã espera receber vários caças Sukhoi Su-35 da Rússia no início do próximo ano iraniano, que começa em março, disse um legislador.
Falando à Tasnim, o membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Shahriar Heidari, disse que os caças Sukhoi Su-35 que o Irã encomendou da Rússia chegarão em março.
O legislador observou que o Irã também encomendou uma série de outros equipamentos militares da Rússia, incluindo sistemas de defesa aérea, sistemas de mísseis e helicópteros, a maioria dos quais serão recebidos em breve.
Relatos da mídia sugeriram anteriormente que o Irã receberá 24 caças supermanobráveis bimotores de quarta geração, usados principalmente para missões de superioridade aérea.
Prevê-se que algumas das aeronaves de combate sejam alojadas na Base Aérea Tática (TAB) 8 da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), localizada na cidade iraniana de Isfahan, no centro do país.
A United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia diz que o caça a jato Sukhoi Su-35 “combina as qualidades de um caça moderno (supermanobrabilidade, auxílios de aquisição ativos e passivos superiores, alta velocidade supersônica e longo alcance, capacidade de gerenciar ações de grupo de batalha, etc.) e um bom avião tático (grande variedade de armas que podem ser transportadas, sistema de guerra eletrônica multicanal moderno, assinatura de radar reduzida e alta capacidade de sobrevivência em combate).”
O Irã não adquiriu nenhum novo caça nos últimos anos, excluindo alguns caças russos MiG-29 Fulcrum que comprou na década de 1990. O Irã e a Rússia assinaram importantes acordos nos últimos meses para impulsionar sua cooperação econômica, comercial, energética e militar.