A OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, está desdobrando seus aviões de vigilância E-3 Airborne Warning and Control System (AWACS) para Bucareste, Romênia, em 17 de janeiro.

O objetivo deste desdobramento é apoiar a presença reforçada da Aliança na região e monitorar a atividade militar russa. Este movimento é uma resposta à guerra em curso da Rússia na Ucrânia, que ameaça a paz e a segurança na Europa. Para enfrentar essa ameaça, a OTAN aumentou sua presença aérea na Europa Oriental com caças adicionais, aeronaves de vigilância e aviões-tanque.

Juntamente com a implantação dessas aeronaves, 180 militares também serão destacados para a base da Força Aérea Romena em Otopeni, perto de Bucareste, em apoio às aeronaves. A missão tem a duração de várias semanas e os AWACS da NATO vão realizar missões de vigilância aérea até ao final do mês, começando nos próximos dias voos de reconhecimento sobre o território da Aliança.

A porta-voz da OTAN, Oana Lungescu, expressou gratidão à Romênia por hospedar as aeronaves. Ela enfatizou que não deve haver dúvidas sobre a determinação da OTAN de proteger e defender cada centímetro do território aliado.

FONTE: Organização do Tratato do Atlântico Norte

wpDiscuz