Caças indianos Sukhoi Su-30MKI são enviados ao Japão para o exercício Veer Guardian

31

Caças da Força Aérea Indiana fizeram sua primeira missão no Japão para participar do exercício Veer Guardian, há muito adiado. O evento, programado para ocorrer de 12 a 26 de janeiro, verá quatro caças multifunção indianos Sukhoi Su-30MKI Flanker treinarem com a Força Aérea de Autodefesa do Japão.

As aeronaves pousaram na terça-feira na Base Aérea de Hyakuri, no Japão, 80 milhas ao norte da capital Tóquio. Dois aviões de transporte aéreo C-17 Globemaster III da Força Aérea Indiana e um avião-tanque Il-78 acompanharam os jatos.

Os C-17 transportaram pessoal e equipamentos para o exercício, enquanto o Il-78 forneceu suporte de reabastecimento aos Su-30MKI. Os jatos fizeram paradas na Tailândia e nas Filipinas a caminho do Japão.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido pela força japonesa, os Su-30MKIs são do Esquadrão Nº 220 da Força Aérea Indiana, baseado em Halwara, no estado de Punjab, no norte.

Os participantes japoneses no Veer Guardian incluirão os Mitsubishi F-2s da 7ª Ala Aérea e os interceptadores F-15J Eagle da Ala de Desenvolvimento de Táticas Aéreas. Esta última é a unidade agressora da Força Aérea de Autodefesa do Japão, que desempenha o papel de inimigo durante o treinamento.

O Veer Guardian foi originalmente agendado para 2020, mas foi adiado devido à pandemia de COVID-19. As forças aéreas indianas e japonesas realizaram treinamento de caça bilateral em 2019, com o codinome Shinyuu Maitri na Índia. O Veer Guardian é o evento de treinamento recíproco no Japão.

A Índia e o Japão também fizeram parte recentemente do exercício naval de Malabar em novembro de 2021, que envolveu os Estados Unidos e a Austrália. A Índia e o Japão também realizaram o exercício bilateral aéreo e naval JIMEX na costa do primeiro em setembro de 2021.

As duas nações asiáticas promoveram relações de defesa mais próximas nos últimos anos e fazem parte do Diálogo de Segurança Quadrilateral – mais conhecido como Quad, um diálogo estratégico de segurança que também inclui a Austrália e os Estados Unidos.

FONTE: Defense News / FOTOS: @IamMirrorIN

wpDiscuz