Terceiro protótipo do caça sul-coreano KF-21 realiza voo inaugural
SEUL — O terceiro protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae realizou seu voo inaugural bem-sucedido no dia 5 de janeiro, informou a agência de compras de armas, sinalizando progresso no projeto de desenvolvimento de jatos de alto perfil do país.
O protótipo decolou da 3ª Ala de Treinamento de Voo da Força Aérea em Sacheon, cerca de 300 quilômetros ao sul de Seul, às 13h01 e completou um voo de 37 minutos, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA). O primeiro e o segundo protótipos do KF-21 realizaram seus voos inaugurais em julho e novembro, respectivamente.
Ao contrário dos modelos anteriores, o protótipo mais recente é equipado com sistemas necessários para testes de velocidade e peso carregável do caça, abrindo caminho para mais testes nas capacidades do caça, de acordo com a DAPA.
Anteriormente, o teste de velocidade era feito apenas no primeiro protótipo, enquanto o segundo protótipo servia para testar a capacidade de carga estrutural do avião. A agência disse que planeja começar a realizar voos para mais três protótipos em etapas até o primeiro semestre deste ano, sob um plano de realizar cerca de 2.000 testes no total até fevereiro de 2026.
Lançado em 2015, o projeto KF-21 de 8,8 trilhões de wons (US$ 6,9 bilhões) visa desenvolver um caça supersônico para substituir a antiga frota de jatos F-4 e F-5 da Coreia do Sul.
FONTE: Yonhap