Com 16 M-346, a Força Aérea Polonesa opera a segunda maior frota de jatos de treinamento avançados da Leonardo na Europa. Tendo registrado mais de 100.000 horas de voo, o M-346 demonstrou excelente desempenho em termos de disponibilidade e confiabilidade da frota

A Leonardo entregou em dezembro de 2022 um terceiro lote de quatro treinadores a jato avançados M-346 para a Força Aérea Polonesa dentro do cronograma. Isso eleva o tamanho da frota da Polônia para 16 aeronaves, o segundo maior cliente de exportação entre a base de clientes do M-346.

Dario Marfè, vice-presidente comercial e de atendimento ao cliente da Leonardo’s Aircraft Division, disse: “Estamos muito orgulhosos de ter equipado a Força Aérea Polonesa com um sistema de treinamento avançado baseado em nosso M-346. Estamos comprometidos em fornecer aos nossos clientes os melhores e mais avançados produtos, baseados em soluções desenvolvidas pela Leonardo para apoiá-los na realização de suas missões.”

Em fevereiro de 2014, a Força Aérea Polonesa escolheu o M-346 como o sucessor do lendário avião de treinamento TS-11 Iskra. Então, em novembro de 2018, em uma cerimônia na 4ª Ala de Treinamento Aéreo da Força Aérea Polonesa em Dęblin, o M-346 recebeu o nome oficial “Bielik” no serviço polonês.

Desde a sua introdução na frota da Força Aérea Polonesa, o M-346 foi designado para a 41ª Base Aérea de Treinamento em Dęblin. Durante seu tempo em serviço, a aeronave provou ser uma virada de jogo para os pilotos de aviões de combate poloneses. O sistema M-346 “Bielik” da Polônia também foi certificado pela Força Aérea dos EUA para o treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração, um marco importante que permitiu à Polônia treinar muitos de seus alunos em casa e não no exterior.

Tendo alcançado mais de 100.000 horas de voo, o M-346 Advanced Jet Trainer (AJT) demonstrou excelente desempenho em termos de disponibilidade e confiabilidade da frota como um programa tecnologicamente avançado e maduro. Mais de 100 aeronaves M-346 foram encomendadas pelas principais forças aéreas internacionais, incluindo Itália, Israel, Polônia, Singapura, Qatar e Grécia. A aeronave também é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), uma colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já foi selecionada pelo Japão, Alemanha, Qatar e Singapura.

FONTE: Leonardo

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