Colômbia adia a compra de novos caças para substituir os Kfir
O ministro da Defesa esclareceu que em 2023 ocorrerá a revisão sobre a possibilidade de aquisição de aeronaves e uma nova dotação orçamentária para esse fim
O ministro da Defesa da Colômbia Iván Velásquez revelou que a compra de novos caças para subsituir os velhos Kfir não foi concluída antes do final de 2022.
“Infelizmente, não conseguimos as pré-negociações que foram antecipadas no final do ano. Não conseguimos concretizar nem com os franceses, nem com os suecos. Ou seja, o Conpes que permitia essas aquisições por 668 milhões de dólares já expirou”, indicou o ministro.
Ao mesmo tempo, comentou que com o vencimento do Conpes será necessário apresentar um novo. “A definição da possibilidade de aquisição de aeronaves e a emissão de um novo conpes para esse fim já será objeto de nova revisão este ano”.
No entanto, o ministro comentou que a decisão de aprovar os novos conpes com o orçamento para a compra dos aviões terá de ser tomada pelo Governo. “É uma discussão que teremos no conselho de ministros. Não posso antecipar datas, nem que os novos conpes sejam aprovados”.
Por outro lado, frisou que a intenção de compra dos aviões tem a ver com a garantia da segurança. “O que temos dito é que se trata de não perder a capacidade na Força Aérea, as capacidades adquiridas, que não haja perda. Então, vamos revisar a compra dos aviões, a quantidade e assim por diante. Mas será uma discussão mais ampla, que teremos em Conselho de Ministros. O que estava acontecendo era de um conpes que havia sido aprovado no governo anterior e que o atual governo iria se valer”.
FONTE: Caracol Radio