Protótipo do caça turco TF-X recebe motores
O protótipo do caça TF-X da Turquia recebeu seus dois motores General Electric F110 no dia 25 de dezembro.
O caça, que na Turquia é chamado de MMU (National Combat Aircraft), foi fotografado já sobre o trem de pouso na linha de montagem.
O primeiro TF-X será produzido inicialmente como um caça de 4.5 geração. Somente posteriormente esta aeronave será desenvolvida como um caça de 5ª geração. O “rollout” esta marcado para março de 2023.
Anteriormente, em 8 de dezembro de 2022, o CEO da Turkish Aerospace (TA), Temel Kotil, disse que a entrega do primeiro TF-X de série está programada para 2028.
“Faremos as primeiras entregas em 2028. Depois disso, produziremos duas aeronaves de combate nacionais por mês, ou 24 por ano”, disse Kotil conforme citado pelo site Savunmasanayist (26/12).
A Turkish Aerospace fabricará três protótipos do MMU Bloco 0 e Bloco 1. A produção está prevista para ser concluída até o final de 2026.
Se tudo correr bem, a Força Aérea Turca declarará a capacidade operacional inicial/plena (IOC/FOC) do MMU na primeira metade da década de 2030.
É possível que mais tarde no mercado internacional o MMU se torne um forte concorrente do KF-21 Boramae da Coreia do Sul.
VEJAM TAMBÉM: