O protótipo do caça TF-X da Turquia recebeu seus dois motores General Electric F110 no dia 25 de dezembro.

O caça, que na Turquia é chamado de MMU (National Combat Aircraft), foi fotografado já sobre o trem de pouso na linha de montagem.

O primeiro TF-X será produzido inicialmente como um caça de 4.5 geração. Somente posteriormente esta aeronave será desenvolvida como um caça de 5ª geração. O “rollout” esta marcado para março de 2023.

Anteriormente, em 8 de dezembro de 2022, o CEO da Turkish Aerospace (TA), Temel Kotil, disse que a entrega do primeiro TF-X de série está programada para 2028.

Mockup do TF-X

“Faremos as primeiras entregas em 2028. Depois disso, produziremos duas aeronaves de combate nacionais por mês, ou 24 por ano”, disse Kotil conforme citado pelo site Savunmasanayist (26/12).

A Turkish Aerospace fabricará três protótipos do MMU Bloco 0 e Bloco 1. A produção está prevista para ser concluída até o final de 2026.

Se tudo correr bem, a Força Aérea Turca declarará a capacidade operacional inicial/plena (IOC/FOC) do MMU na primeira metade da década de 2030.

É possível que mais tarde no mercado internacional o MMU se torne um forte concorrente do KF-21 Boramae da Coreia do Sul.

VEJAM TAMBÉM:

Voa o segundo protótipo do caça sul-coreano KF-21

wpDiscuz