O Irã parece estar pronto para receber caças Su-35 Flanker-E fabricados na Rússia no ano novo, de acordo com autoridades dos EUA. A avaliação é baseada em um programa para treinar militares iranianos na pilotagem o Su-35, que ocorreu na Rússia no primeiro semestre deste ano.

A Rússia poderá fornecer os 24 caças Su-35 que seriam entregues ao Egito, mas cuja venda foi adiada e depois cancelada como resultado da lei CAATSA (Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act). Esses caças foram fabricados e deixados na KnAAZ – maior fábrica de aviões da Rússia (foto abaixo).

O recebimento dos Su-35 pelo Irã dará vida nova à Força Aérea Iraniana, pois o país não recebe um novo caça desde os anos 1990, quando foram adquiridos MiG-29 Fulcrum da Rússia.

O Força Aérea Iraniana continua a depender fortemente de jatos como F-4 Phantom II, F-14 Tomcat e F-5E/F Tiger II fabricados nos Estados Unidos, todos recebidos antes da revolução de 1979 e cada vez mais difíceis de manter.

O governo russo tem recebido drones Kamikaze do Irã para atacar alvos na Ucrânia e está tentando adquirir centenas de mísseis balísticos iranianos de curto alcance.

FONTE: The Drive/The Warzone

LEIA TAMBÉM:

Rússia gastará US$ 143 bilhões, um terço do orçamento, em defesa e segurança no próximo ano


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

wpDiscuz