Caças Kfir C10 da Força Aérea Colombiana

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, insistiu que será uma decisão do governo colombiano

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, avança agenda nos Estados Unidos e nesta terça-feira (29/11) se reuniu com o secretário de Defesa daquele país, Lloyd J. Austin III, para discutir temas como direitos humanos, processos de aproximação com grupos ilegais, planos contra o narcotráfico e negociação com o ELN.

No entanto, um assunto que não foi abordado nesta turnê é a possível compra de aeronaves americanas para substituir o Kfir que a Força Aérea possui hoje. Sobre isso, o ministro respondeu a uma série de perguntas feitas ao final do encontro.

Primeiramente, reiterou que o plano de substituição da frota que encerra sua vida útil no primeiro semestre do ano que vem está mantido.

“Dentro do Sistema de Defesa Nacional, no projeto que tem de sustentar as capacidades das Forças Armadas, está prevista a substituição, não só do kfir, mas de muitos elementos que estão a atingir a idade da obsolescência”, acrescentou Velásquez.

No caso das aeronaves, estão recebendo propostas para definir como seria a aquisição e em que condições.

O ministro confirmou que uma dessas possibilidades é a compra de caças Gripen da empresa sueca Saab. Embora não descartem a compra de F-16, ou seja, da frota americana.

“Não houve nenhuma conversa com o governo dos Estados Unidos, é uma decisão exclusiva do governo colombiano. O que o presidente Petro propôs é conseguir os melhores benefícios para o país. Se isso se consolidar, será feita a compra mais lucrativa para a Colômbia”, disse o ministro.

O alto oficial enfatizou que o objetivo é também desenvolver a alta capacidade científica e tecnológica das Forças Armadas.

Maquete do Gripen E nas cores da Força Aérea Colombiana

FONTE: bluradio.com

wpDiscuz