F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA sofre danos após colapso do trem de pouso frontal
Um caça furtivo F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) sofreu danos hoje após o colapso do trem de pouso frontal na Base Aérea de Kadena, Okinawa, no Japão.
O jato de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) estava sendo rebocado quando o incidente aconteceu, tendo acabado de voltar para a base para um pouso de precaução.
O jato está baseado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Iwakuni, no Japão.
O incidente ocorreu por volta das 13h40, horário local, depois que o F-35B pousou e estava sendo rebocado de volta para a linha de voo. Em um vídeo, o jato é visto vibrando de forma incomum enquanto é rebocado.
O trem de pouso cedeu e a aeronave acabou ficando de frente para a pista de taxiamento, não houve feridos a nenhum dos envolvidos e o jato foi logo cercado por bombeiros e outros veículos de emergência.
O major Rob Martins, porta-voz da 1st Marine Aircraft Wing, afirmou em comunicado que o piloto do jato, operado pelo Marine Fighter Attack Squadron 121 (VMFA-121), os “Green Knights”, foi forçado a retornar à base após uma suspeita de problema elétrico.
“O piloto atuou como treinado e escolheu a opção mais segura, pousando a aeronave com segurança de acordo com os procedimentos padrão e áreas ao redor.”
No momento do incidente, o F-35B estava voando em uma missão de treinamento de rotina.
FONTE: The Drive/The War Zone