Drone Bayraktar Kızılelma da Turquia taxia na pista pela primeira vez
O primeiro caça não tripulado da Turquia, Bayraktar Kızılelma, desenvolvido pela Baykar Technologies, passou nos primeiros testes.
O Bayraktar Kızılelma, transferido para o Akıncı Flight Training and Test Center, na província noroeste do distrito de Çorlu de Tekirdağ, concluiu com sucesso os primeiros testes de táxi e condução terrestre com amarras de segurança.
Em seguida, os primeiros testes sem amarras de segurança foram dirigidos por Selçuk Bayraktar, diretor de tecnologia da empresa.
O Kızılelma está planejado para fazer a diferença no campo de batalha, especialmente com sua “capacidade de pouso e decolagem em navios com pistas curtas”.
Desenvolvido considerando navios de pista curta, como o TCG Anadolu, o primeiro navio da classe LHD da Turquia, o caça terá um papel importante em missões no exterior graças a esse recurso. Terá uma assinatura de radar baixa graças ao seu design.
O Kızılelma poderá transportar 1.500 quilos de carga útil (armas e dispositivos, etc.). Seu alcance de voo é de 930 quilômetros, enquanto a altitude operacional foi declarada como 10.668 metros. Ele pode operar no ar por cinco horas e tem uma velocidade máxima de 900 km/h.
Ele será equipado com o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) feito localmente.
Ao contrário de outros veículos aéreos não tripulados, o Kızılelma também fornecerá eficácia contra alvos aéreos com munições ar-ar domésticas. Com essas habilidades, mudará o equilíbrio no campo de batalha.
Foi exibido no Teknofest, o maior festival aeroespacial e de tecnologia da Turquia, na província de Samsun, no Norte, atraindo grande atenção apesar dos esforços contínuos de design e desenvolvimento.
O primeiro voo do Kızılelma deve ocorrer em 2023, de acordo com a Bayraktar.
Os drones turcos ganharam fama mundial em meio à Segunda Guerra do Nagorno-Karabakh, que eclodiu em 27 de setembro de 2020, entre a Armênia e o Azerbaijão, quando a Turquia, uma potência crescente de drones na arena internacional, forneceu ao seu aliado Azerbaijão UAVs para uso no conflito e contribuiu significativamente para a vitória do país.
FONTE: Hürriyet Daily News