FCAS: França, Alemanha e Espanha concordam em seguir em frente com o desenvolvimento
BERLIM/PARIS, 18 de novembro (Reuters) – França, Alemanha e Espanha chegaram a um acordo para iniciar a próxima fase de desenvolvimento de um novo caça apelidado de FCAS, o maior projeto de defesa da Europa com um custo estimado de mais de 100 bilhões de euros (103,4 bilhões de dólares), disse Berlim na sexta-feira.
O Ministério da Defesa da Alemanha disse em comunicado que um acordo industrial foi alcançado após intensas negociações, confirmando uma reportagem anterior da Reuters dizendo que os três países e suas respectivas indústrias fecharam um acordo.
O ministério disse que foi acordado no mais alto nível do governo que uma abordagem cooperativa em pé de igualdade seria adotada no projeto, que está sob responsabilidade geral da França.
“O acordo político sobre o FCAS é um grande passo e – especialmente nestes tempos – um sinal importante da excelente cooperação franco-alemã-espanhola”, disse a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht.
“Reforça as capacidades militares da Europa e garante um know-how importante não só para a nossa, mas também para a indústria europeia.”
Anteriormente, fontes haviam dito que a próxima fase de desenvolvimento do Future Combat Air System (FCAS) deveria custar cerca de 3,5 bilhões de euros, a serem compartilhados igualmente pelos três países.
A francesa Dassault, Airbus e Indra – as duas últimas representando a Alemanha e a Espanha, respectivamente – estão envolvidas no esquema para começar a substituir os franceses Rafale e os Eurofighters alemães e espanhóis a partir de 2040.
“Agora, uma série de medidas formais nos respectivos países devem ser tomadas para permitir uma assinatura rápida do contrato, à qual teremos que aderir”, disse a Airbus em comentários por e-mail.
O presidente francês Emmanuel Macron e a então chanceler alemã Angela Merkel anunciaram pela primeira vez planos em julho de 2017 para o FCAS, que incluirá um jato de combate e uma variedade de armas associadas, incluindo drones.
Ultimamente, o projeto – originalmente destinado a unificar os europeus após a crise migratória e a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia – tem sido fonte de tensão entre os dois países.
No mês passado, Macron cancelou uma reunião ministerial conjunta franco-alemã devido a divergências com Berlim em uma ampla gama de questões, incluindo projetos de defesa e energia.
Ambos os lados lutavam há mais de um ano para chegar a um acordo sobre a próxima etapa do desenvolvimento do FCAS, embora os governos francês e alemão concordassem amplamente com o projeto.
Algumas fontes consideraram a Dassault como culpada, já que a empresa se recusou a ceder em uma longa disputa sobre direitos de propriedade intelectual.
Outras fontes culparam a Airbus por pressionar por uma maior parcela de trabalho do projeto liderado pela Dassault, insistindo que deveria ser dado “em pé de igualdade” com a empresa francesa.
FONTE: Reuters