Bombardeiro e caça da Segunda Guerra Mundial colidem em show aéreo em Dallas, Texas

59

Seis pessoas morreram em um acidente de avião no sábado (12/11) durante um show aéreo em Dallas, Texas, quando dois aviões militares se chocaram em pleno voo.

Um Boeing B-17 Flying Fortress e um Bell P-63 Kingcobra colidiram por volta das 13h20. hora local no Aeroporto Executivo de Dallas, de acordo com um comunicado da Administração Federal de Aviação.

Um vídeo postado no Twitter no sábado mostrou os dois aviões colidindo um com o outro, com o B-17 se partindo ao meio no impacto.

Outro vídeo postado no Twitter mostrou a aeronave P-63 menor batendo no B-17. Os espectadores podem ser ouvidos gritando em choque, com um perguntando: “Ele atingiu o avião?”

Terry Barker, veterano do Exército e ex-piloto da American Airlines, estava no bombardeiro B-17 que caiu, segundo um tweet de Armin Mizani, prefeito de Keller, Texas, no sábado.

“Terry Barker era amado por muitos. Ele era um amigo e alguém cuja orientação eu procurava”, escreveu Mizani.

No domingo, a Allied Pilots Association identificou Len Root como copiloto de Barker na aeronave B-17.

As autoridades estão trabalhando para identificar as vítimas restantes, twittou o juiz do condado de Dallas, Clay Jenkins, no domingo.

Pilotos aposentados normalmente se voluntariam para pilotar os aviões no show aéreo, disse Hank Coates, presidente da Força Aérea Comemorativa, à Associated Press. Coates disse que os aviões estavam em boas condições, apesar de serem antigos e remontarem à Segunda Guerra Mundial.

“Este foi um show aéreo do tipo demonstração de voo da Segunda Guerra Mundial, onde destacamos a aeronave e suas capacidades”, disse Coates em uma reportagem da BBC.

O B-17 é mais conhecido por ter sido empregado durante a Segunda Guerra Mundial na luta dos Aliados contra a Alemanha.

“Isso não é sobre a aeronave – simplesmente não é”, disse Coates, de acordo com o The Dallas Morning News. “As aeronaves são ótimas; são seguras, muito bem conservadas, os pilotos são muito bem treinados.”

Uma foto tirada pela AP mostrou a aeronave explodindo e atingindo o solo, envolta em uma bola de fumaça e fogo. Ninguém no solo ficou ferido, informou a BBC, citando bombeiros no local.

A Rota 67, uma importante rodovia norte-sul de Dallas, foi fechada em ambas as direções depois que os destroços da colisão se espalharam pelas estradas, disse o Departamento de Polícia de Dallas no Twitter.

Cerca de 4.000 a 6.000 pessoas estavam no show aéreo quando a colisão aconteceu, disse Coates, segundo o The Dallas Morning News.

A FAA e o National Transportation Safety Board estão investigando o acidente.

FONTE: MSN / Business Insider / Foto de abertura: Larry Petterborg/AP

NOTA DA REDAÇÃO: O Poder Aéreo esteve em 2016 no show aéreo “Wings Over Dallas” e fotografou o B-17 que foi perdido no acidente do sábado:

wpDiscuz