Holanda fornecerá F-16 excedentes para países do Leste se eles entregarem MiGs para a Ucrânia

40

O governo da Holanda considera fornecer caças F-16 excedentes para aliados do Leste Europeu para que eles possam doar caças MiG para a Ucrânia. parlamentares foram informados confidencialmente sobre este plano, informou a revista semanal EW na edição desta semana. Segundo uma fonte, a transação ainda está pendente de aprovação de Washington.

No total, 371,2 milhões de armas foram da Holanda para a Ucrânia nos últimos nove meses. Isso significa que a Holanda é uma das nações que mais ajudou o presidente Volodymyr Zelensky, observa EW . Há uma tendência para fornecer armas mais pesadas.

Ucrânia nem sempre divulga

Os ministros Wopke Hoekstra (CDA) dos Negócios Estrangeiros e Kajsa Ollongren (D66) da Defesa não mencionam enfaticamente que tipos de armas estão envolvidos nas entregas à Ucrânia. Eles temem que os russos possam planejar melhor sua guerra se estiverem cientes das capacidades da Ucrânia. A Ucrânia nem sempre divulga a entrega de armas holandesas.

Neste verão, soldados russos distribuíram vídeos do interior dos YPR 765 apreendidos, que Hoekstra e Ollongren nem sequer ousaram dizer à Câmara que estavam sendo entregues à Ucrânia.

Os Estados Unidos – que fornecem muito mais do que os países europeus – também publicam visões gerais detalhadas. Existe a ideia de que você deve dar o máximo de publicidade possível aos armamentos para intimidar o líder russo Vladimir Putin e forçá-lo a recuar.

FVD e SP e os briefings

A Câmara dos Representantes está instando o gabinete a fornecer armas para a Ucrânia. Apenas o partido FVD tem participado. O Partido SP não participa mais de briefings confidenciais para manter as mãos livres se mais tarde descobrir que as armas caíram nas mãos erradas.

Outros parlamentares estão surpresos que Thierry Baudet e seus membros do partido FVD não se preocupam em visitar os briefings técnicos.

FONTE: EWmagazine.nl

wpDiscuz